Viver
Grandes pianistas de regresso a Óbidos e Caldas da Rainha
Festival Internacional de Piano do Oeste

Nos próximos dias, a edição de 2025 do Festival Internacional de Piano do Oeste promove o encontro do público com grandes pianistas nacionais e internacionais. Esta quarta-feira, 9 de Julho, Mário Laginha actua no CCC, em Caldas da Rainha. E, entre 10 e 16 de Julho, Caldas da Rainha e Óbidos recebem concertos de Arturo Abellán e Thomas Filipiuk, Artur Pizarro, Boris Berman, Manuela Gouveia com o violinista Eliseu Silva, Andrea Bonatta, James Giles e Jorge Luís Prats.
O concerto do Mário Laginha Quarteto, às 21 horas, presta homenagem a Carlos Paredes, com uma abordagem livre e inspirada na linguagem do jazz.
Depois, a 24 de Julho, o programa O Encontro do Japão com a Europa envolve uma colaboração entre o pianista Jun Kanno e o mestre de shamisen Mozibei Tokiwazu V.
O encerramento do Festival acontece no Santuário do Senhor Jesus da Pedra com a apresentação da Petite Messe Solennelle, de Gioachino Rossini. A versão original desta obra sacra – pensada para 12 cantores, dois pianos e harmónio – será interpretada sob direcção de António Sérgio Ferreira, com Beatriz David (harmónio), Luís Duarte (piano) e o Coro Porto Ensemble.
A programação de 2025 da Semana Internacional de Piano de Óbidos e Festival Internacional de Piano do Oeste tem lugar em Óbidos, Caldas da Rainha e Lisboa e contempla as habituais masterclasses de piano, 14 concertos, uma exposição de escultura de Maria Leal da Costa e uma conferência do maestro e compositor Alexandre Delgado.
A decorrer entre 4 e 25 de julho, é uma iniciativa promovida pela ACIM – Associação de Cursos Internacionais de Música.