Viver

Grandes nomes no regresso dos festivais de jazz à região

28 out 2022 10:30

Uma dezena de concertos nos festivais de jazz de Caldas da Rainha e da Marinha Grande em Novembro

grande-nomes-no-regresso-dos-festivais-de-jazz-a-regiao
A voz de Jacinta vai ouvir-se no CCC em Caldas da Rainha
DR

Maria Mendes, Salvador Sobral, Jacinta, Júlio Resende e a inglesa Yazz Ahmed são alguns dos grandes nomes do jazz que vão actuar ao vivo na região, nas próximas semanas, uns em Caldas da Rainha, outros na Marinha Grande.

Esta sexta-feira, 28 de Outubro, arranca a programação do Festival Caldas Jazz no Centro Cultural e de Congressos (CCC) de Caldas da Rainha, com o Real Combo Lisbonense. Sábado, tocam Edmar Castañeda & Grégoire Maret, e, na segunda-feira, 31 de Outubro, o palco está reservado para o quarteto de Yazz Ahmed, que é considerada uma das mais destacadas trompetistas e compositoras da cena jazz de Londres.

Incluída pela revista Downbeat na lista das 25 artistas que definirão o futuro do jazz, Yazz Ahmed viu o álbum La Saboteuse (2017) ser eleito para álbum de jazz do ano pela revista The Wire, enquanto Polyhymnia (2019) conseguiu idêntico reconhecimento, mas pela Jazz FM.

No último fim-de-semana do Festival Caldas Jazz, no CCC, há concertos de Tomás Marques Quarteto (Prémio Jovens Músicos em 2019), Júlio Resende – Fado Jazz Ensemble e Jacinta, dias 3, 4 e 5 de Novembro.

Detentora do único disco de ouro da história do jazz português, Jacinta figura como representante portuguesa em colectâneas de jazz vocal ao lado de artistas como Diana Krall, Jane Monheit ou Norah Jones.

O espectáculo de Júlio Resende deverá basear-se na combinação entre fado e jazz, com Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa, Alexandre Frazão na percussão e André Rosinha no contrabaixo.

Entretanto, a cantora Maria Mendes, uma das principais vozes portuguesas no meio jazzístico, com novo disco recentemente editado, vai encerrar o 8.º Festival de Jazz da Marinha Grande, que se realiza de 4 a 12 de Novembro na Casa da Cultura Teatro Stephens.

Com vários anos de residência nos Países Baixos, Maria Mendes tem uma sólida carreira internacional, esteve nomeada nos prémios Grammy e já mereceu elogios de figuras como o produtor Quincy Jones.

Já este ano, lançou Saudade, Colour of Love, pela Challenge Records, um álbum ao vivo em que apresenta arranjos orquestrais para temas de Close to Me, que parte do fado e do folclore português.

A abertura do 8.º Festival de Jazz da Marinha Grande, a 4 de Novembro, cabe ao projecto Alma Nuestra, que junta Salvador Sobral e o pianista cubano Victor Zamora, numa reinterpretação das sonoridades mais tradicionais da América Latina. Não estarão sozinhos nem mal acompanhados: os experientes Nelson Cascais (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria) completam o quarteto.

Pela Marinha Grande, vai também passar o guitarrista Afonso Pais com um espectáculo suportado no álbum O que já Importa. Em palco, deverão estar João Neves (voz), Nazaré da Silva (voz), Maria Luísa (voz), João Hasselberg (baixo) e João Pereira (bateria).

A 11 de Novembro, actua o contrabaixista André Carvalho, com José Soares (saxofone alto) e André Matos (guitarra), numa apresentação do disco Lost in Translation.