Sociedade

GNR recolhe cinco cães em casas que tinham artigos roubados

6 ago 2020 18:46

Animais recolhidos durante operação policial, realizada em Pelmá, Alvaiázere, que culminou com três detenções e a recuperação de artigos furtados a residências.

gnr-recolhe-cinco-caes-em-casas-que-tinham-artigos-roubados
Animais foram encaminhados para o canil municipal de Alvaiázere.
GNR

Cinco cães foram ontem recolhidos pela GNR no âmbito de uma operação policial, levada a cabo na freguesia de Pelmá, em Alvaiázere, que culminou com a recuperação de material furtado em residências.

No caso dos animais, entretanto encaminhados para o Canil Municipal de Alvaiázere, a GNR detectou uma infracção no âmbito dos maus-tratos a animais de companhia, tendo sido elaborado um auto de contra-ordenação por falta de condições de habitabilidade e higiene nos canis, cuja coima pode atingir os 3740 euros.

A recolha dos animais aconteceu enquanto os militares da GNR cumpriam diligências no âmbito de uma investigação por furtos em residências, registados, desde o início do ano, nos concelhos de Alvaiázere e Ansião. Segundo apurou a GNR, os suspeitos introduziam-se nas habitações após arrombarem o canhão das portas de acesso.

No decorrer das diligências policiais, foram realizadas quatro buscas, duas domiciliárias e duas em veículos e cumprido um mandado de detenção para dois homens e uma mulher, com idades entre os 17 e os 74 anos.

A GNR recuperou ainda diverso material, incluindo uma espingarda caçadeira calibre 12mm, duas armas de ar comprimido, uma planta de cannabis, 46 munições de diversos calibres, quatro artigos em ouro, ferramentas de bricolage e acessórios de rega destinados à agricultura e uma câmara fotográfica.

Os detidos foram constituídos arguidos, sendo que o de 17 anos, está ainda a ser presente ao Tribunal Judicial de Leiria.

A acção de fiscalização contou com a colaboração do veterinário municipal de Alvaiázere.