Sociedade

GNR no rasto dos atentados contra o ambiente

6 jun 2021 12:05

Nos últimos dois anos, a GNR efectuou no distrito mais de 29 mil acções de fiscalização na área ambiental, identificando 95 crimes. A propósito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou este no sábado, o JORNAL DE LEIRIA acompanhou o trabalho de duas equipas destes guardiões da natureza.

Maria Anabela Silva

Passam pouco minutos das 8 horas quando as duas equipas do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) do Destacamento de Leiria da GNR se fazem ao caminho para mais uma manhã de trabalho, que o JORNAL DE LEIRIA acompanhou, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou este sábado..

Só nos dois últimos anos, a GNR efectuou mais de 29 mil acções de fiscalização na área do ambiente no distrito, das quais resultaram 1.423 processos de contra-ordenação, a identificação de 95 crimes e a detenção de 21 pessoas pela prática deste tipo de criminalidade.

Naquela manhã, as duas equipas - uma de guardas florestais e outra de protecção da natureza - partem com um plano de trabalho traçado, que inclui a averiguação de duas denúncias chegadas no dia anterior, uma através da linha SOS Ambientee outra encaminhada pelo posto de Pataias.

Os guardas sabem, contudo, que, como tantas vezes acontece, o plano pode sofrer alterações, com a identificação de novas ocorrências durante o percurso.

A primeira paragem é feita junto ao IC2, na zona da Boa Vista, para uma acção de fiscalização pensada para o controlo do transporte de madeira, de animais e de resíduos.

Chegadas ao local, as equipas do ambiente e da floresta dividem-se, de forma a formarem dois binómios, com um elemento de cada uma das áreas. “Os guardas florestais não têm competência para mandar parar viaturas Por outro lado, procura-se que a intervenção seja interdisciplinar”, explica o primeiro sargento Ricardo Nogueira, que desde 2012 chefia o NPA de Leiria, um dos três existentes no distrito (os outros dois são em Pombal e em Caldas da Rainha).

Àquela hora, habitualmente, não há muito movimento de camiões de transporte de m

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ