Sociedade

GNR liberta cão preso em Ourém em laço de aço para captura ilegal de javalis

15 jan 2024 18:00

Animal estava preso mas vivo

gnr-liberta-cao-preso-para-cacar-ilegalmente-em-ourem

O Posto Territorial de Ourém libertou um canídeo capturado por laço, no lugar de Bairro, no concelho de Ourém, informou uma nota de imprensa do Comando Territorial de Santarém.

Segundo o comunicado, no âmbito de uma denúncia de um canídeo capturado por laço, os militares deslocaram-se prontamente ao local e verificaram que o animal ainda se encontrava vivo e sem ferimentos.

"Os militares da Guarda procederam à recolha do animal, com o apoio do Canil Municipal de Ourém, e à apreensão dos utensílios e do laço, um fio de aço normalmente utilizado para captura ilegal de javalis, que estava fixado ao solo", refere a GNR.

Por se tratar de um crime de caça por processos e meios de caça não permitidos, os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ourém.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.