Sociedade

GNR investiga denúncia de descargas na ribeira dos Milagres

9 dez 2022 11:13

Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira de Milagres comunicou, ontem à noite, a ocorrência de várias descargas

gnr-investiga-denuncia-de-descargas-na-ribeira-dos-milagres
Maria Anabela Silva

O núcleo de Protecção e Ambiente da GNR de Leiria está a investigar a denúncia de descargas de efluentes suinícolas ao longo da ribeira dos Milagres, que terão ocorrido esta quinta-feira.

A situação foi comunicada ontem à noite, pela Comissão de Ambiente e Defesa da Ribeira de Milagres. Rui Crespo, porta-voz da associação, conta que foi alertado para a situação ao final da tarde de ontem. Ao percorrer vários pontos ao longo da ribeira, entre as pontes da Madalena, na freguesia de Colmeias, e da EN109, na Ponte da Pedra, detectou uma "grande abundância de espuma".

"Seguramente que foram descargas muito intensas e de várias explorações", aponta o dirigente, lamentando o "aproveitamento" da situação de chuva para a realização de despejos "numa tentativa de dissimular" a poluição no caudal de ribeira.

Para Rui Crespo, é necessário um trabalho "administrativo" de controlo dos efluentes, que apure "quem produz, qual a quantidade e onde faz a entrega". "Se houver falhas na entrega, os produtores devem explicar o que fizeram ao efluente", defende.

Fonte da GNR de Leiria confirma a recepção de uma denúncia de supostas descargas na ribeira dos milagres, feita por volta das 20:15 horas de ontem. "Elementos do Núcleo de Protecção e Ambiente estão no terreno para averiguar a ocorrência", avança aquela fonte.