Covid-19

GNR fez acção de sensibilização para produtores e trabalhadores agrícolas no âmbito da Covid-19

7 ago 2020 16:20

A iniciativa teve lugar em Alcobaça uma vez que várias centenas de trabalhadores se deslocarão para a região para a apanha da fruta

gnr-fez-accao-de-sensibilizacao-para-produtores-e-trabalhadores-agricolas-no-ambito-da-covid-19
GNR esclareceu empresários dos cuidados a ter com o pessoal que se deslocará para a região para a apanha da fruta
DR

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) de Caldas da Rainha, realizou no dia 5, uma acção de sensibilização destinadas a produtores e trabalhadores agrícolas.

A força de segurança informou e esclareceu os trabalhadores, perante a aproximação do arranque da campanha da apanha da fruta na região Oeste.

A iniciativa teve lugar em Alcobaça uma vez que várias centenas de trabalhadores se deslocarão para a região.

Os empresários foram informados das obrigações a cumprir no transporte de trabalhadores agrícolas, prevenção de acidentes com máquinas agrícolas e ainda a legislação alusiva à contratação de trabalhadores.

Actualmente, são muitos os desafios que se colocam aos empresários e trabalhadores do sector agrícola, pelo que esta iniciativa pretendeu informar as pessoas, para que se previnam possíveis surtos pandémicos, reforçando a obrigatoriedade de adopção de medidas preventivas nos trabalhos e demais actividades de logística, transporte e habitabilidade.

A iniciativa contou com mais de duas dezenas de pessoas, na sessão realizada no salão da associação da Carrascas-Cela, respeitando o limite máximo de presenças, garantindo todas as condições de segurança e higiene vigentes.

As principais dúvidas colocadas pelo público foram direccionadas para o transporte de trabalhadores, quais as condições de saúde onde serão realizados testes à Covid-19 e eventuais apoios e procedimentos em caso ocorram testes positivos.

Em Alcobaça, a acção foi realizada em parceria com Câmara Municipal de Alcobaça, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Autoridade de Saúde, a Segurança Social e a Administração Regional de Saúde (ARS).