Sociedade

GNR detecta descarga ilegal de hidrocarbonetos em Ansião

16 set 2021 10:30

Atentado ambiental numa linha de água do rio Nabão foi descoberto após uma denúncia às autoridades

gnr-detecta-descarga-ilegal-de-hidrocarbonetos-em-ansiao
As descargas ilegais de hidrocarbonetos são uma práctica tóxica
GNR - Comando Territorial de Leiria

Após uma denúncia, o Comando Territorial de Leiria detectou, no dia 13 de Setembro, uma descarga ilegal de hidrocarbonetos para a linha de água do rio Nabão, no concelho de Ansião.

O Núcleo de Protecção Ambiental de Pombal e a equipa HazMat, da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro, procederam à recolha de amostras do efluente, que seguiu para análise no laboratório da Agência Portuguesa do Ambiente.

A detecção resultou na elaboração de um auto de notícia por crime de poluição, remetido ao Tribunal Judicial de Pombal.

Também a Protecção Civil da Câmara Municipal de Ansião, os Bombeiros Voluntários de Ansião e alguns elementos da Administração de Região Hidrográfica (ARH) do Centro, Tejo e Oeste prestaram apoio de limpeza e de gestão logística.

Veja o vídeo aqui.

Segundo António Domingues, presidente da Câmara de Ansião, o alerta para a descarga aconteceu perto da meia-noite de segunda-feira, dando conta do despejo de “milhares de litros de óleo” no troço do Nabão a jusante da ETAR.

“Perto há uma oficina. O que estava na bacia de retenção dessa unidade terá entrado na rede pluvial e, consequentemente, no rio. Não se sabe se foi acidente ou negligência”, refere o autarca, adiantando que o rio “não levava água”, pelo que os resíduos ficaram concentrados no leito.

Entretanto, a câmara “já contactou com uma empresa para fazer a limpeza”, depois de o aval dado à operação pela Agência Portuguesa do Ambiente. “É uma situação grave. Estamos a fazer tudo o que é possível para minimizar os impactos”, garante António Domingues.

As descargas ilegais de hidrocarbonetos são uma práctica tóxica e que podem causar perigo para a saúde pública e para o ambiente.

A GNR tem em funcionamento permanente a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), como forma de “zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e protecção da natureza e do ambiente”.