Sociedade

GNR de Peniche detém dois homens com armas ilegais e suspeitos de onda de furtos

12 mar 2021 10:54

Investigação decorria há cerca de um ano

gnr-de-peniche-detem-dois-homens-com-armas-ilegais-e-suspeitos-de-onda-de-furtos
Operação contou com o apoio de várias unidades de intervenção da GNR
GNR

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Peniche, deteve dois homens de 20 e 29 anos por posse ilegal de armas e detectou 25 infracções contra a natureza e ambiente, na localidade de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche.

Segundo uma nota de imprensa da GNR, no âmbito de uma investigação por furto em residências e em oficinas de reparação automóvel daquele concelho, que decorria há cerca de um ano, os militares da Guarda deram cumprimento a dois mandados de busca, tendo sido apreendidas armas sem registo ou qualquer tipo de documentação válida.

Entre as apreensões dos militares contam-se uma pistola, uma arma de ar comprimido, 13 colunas de som, oito cartuchos de calibre 12, seis consolas de jogos, comandos e jogos, uma televisão e uma lixadeira eléctrica.

No seguimento das diligências policiais, foi ainda possível interceptar quatro ligações ilegais: duas à rede eléctrica e duas à rede de abastecimento de água dos Serviços Municipais, bem como diversos ilícitos contra a natureza e ambiente.

Foram ainda encontrados 15 cães, oitos dos quais de raça potencialmente perigosa, e um cavalo, resultando na elaboração de 23 autos relacionados com os canídeos e um por falta de documento de identificação do equídeo, os quais foram remetidos à Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

No decurso da acção apurou-se também que um dos cães estava perdido desde Agosto de 2020, tendo sido entregue ao seu legítimo proprietário, sendo que cinco dos cães foram recolhidos pelo Serviço Veterinário Municipal por falta de condições sanitárias, informa ainda a GNR.

Foi  demolida uma habitação em fase de construção, por não possuir o devido licenciamento municipal, sendo elaborado um auto de contra-ordenação por rejeição de águas residuais domésticas para o solo, cuja coima pode ascender aos 100 mil euros, tendo sido remetido à Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Centro.

No âmbito da mesma investigação, em Dezembro de 2020, fora constituído arguido um homem de 19 anos por furto em residência, tendo sido realizadas duas buscas domiciliárias que culminaram com a apreensão de dois escapes de motociclo, uma televisão, um capacete e uma mala de ferramentas.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Peniche.

Esta acção contou com o reforço de 70 militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) e do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, do Destacamento de Intervenção de Leiria, do Destacamento de Intervenção de Santarém, do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) e do Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC) da Unidade de Intervenção.