Sociedade

GNR de Leiria detecta descarga ilegal de urina e dejectos de porco punível com coima no valor máximo de 144 mil euros

5 nov 2020 13:29

Foi levantado um auto de contra-ordenação por descarga de efluente pecuário directamente para o solo

gnr-de-leiria-detecta-descarga-ilegal-de-urina-e-dejectos-de-porco-punivel-com-coima-no-valor-maximo-de-144-mil-euros
Núcleo de Protecção Ambiental detectou descarga
GNR

O Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Leiria, do Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR), detectou no dia 3 uma descarga ilegal a partir de uma exploração agropecuária, na localidade de Vale Pereiro (Milagres), concelho de Leiria.

Os militares verificaram a existência da descarga através de um tubo, com cerca de 50 metros de comprimento, ligado a uma fossa estanque. 

Devido ao sistema de bombagem dos efluentes e do declive acentuado do terreno, os militares do NPA verificaram que a urina e dejectos de porco se encontravam a escorrer livremente para o solo, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.

Foto: GNR

 

A poucos metros do local de deposição da urina e dejectos, está localizada uma linha de água que drena directamente para a ribeira dos Milagres e para o rio Lis.

Após diligências, os militares identificaram o ponto de origem da descarga, resultando na elaboração de um auto de contra-ordenação por descarga de efluente pecuário directamente para o solo, punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros.