Sociedade

GNR alerta para burlas com casas de férias

25 jun 2022 18:00

Desconfiar de anúncios com preços abaixo do valor de mercado é um dos conselhos dados pela GNR.

gnr-alerta-para-burlas-com-casas-de-ferias
Imagem GNR

"Não vá na onda das burlas" é o mote para a campanha de sensibilização que a GNR está a promover, alertando para anúncios fraudulentos a casas de férias.

Segundo uma nota publicada na página de facebook do Comando Territorial de Leiria da GNR, o método consiste na publicação de anúncios de arrendamento fraudulentos, de casas a preços apelativos.

Posteriormente, "depois do primeiro contacto, é solicitado o pagamento de um determinado valor monetário (“sinal”) para uma conta bancária, fornecendo à vítima uma forma de pagamento". Só mais tarde, as pessoas se apercebem que não existe nenhum imóvel.

Para evitar cair na burla, a GNR dá vários conselhos, como o desconfiar de preços abaixo do valor de mercado. É também sugerido que se faça "sempre" pesquisa em vários sites, bem como procurar na internet testemunhos relacionados com a casa que se pretende arrendar. " Podem já existir indícios de burlas anteriores que envolvam o imóvel em questão", salienta a nota da GNR.

Esta força de segurança aconselha ainda a solicitar "elementos sobre a casa ao senhorio, por exemplo a certidão do registo predial".

"Lembre-se que os burlões sabem que as pessoas cometem erros sob pressão. Se for vítima deste tipo de burla, denuncie", apela a GNR. a