Sociedade

GIPS de Pombal fiscalizam terrenos com vista a prevenção de incêndios

8 mar 2016 00:00

Operação da GNR decorre entre segunda e terça-feiras, dias 7 e 8 de Março

gips-de-pombal-fiscalizam-terrenos-com-vista-a-prevencao-de-incendios-3288

O Serviço de Protecção da Natureza (SEPNA) com o apoio do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Unidade da GNR estão a desenvolver desde ontem uma operação no concelho de Pombal, no âmbito da sua missão de prevenção dos incêndios florestais. 

O arranque desta missão registou-se ontem, pela 8:45 horas, no Largo do Cardal, em Pombal, com as patrulhas da GNR a serem apresentadas ao presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus. 

Durante estes dois dias, as brigadas vão percorrer todas as freguesias do concelho e identificar as infracções à legislação de defesa da floresta, fazendo cumprir a legislação, que obriga à gestão do combustível numa faixa de 50 metros à volta das edificações isoladas ou de 100 metros no caso de aglomerados populacionais. 

As infracções detectadas pelos militares serão depois transmitidas ao Gabinete Técnico Florestal que notificará os proprietários para efectuarem a limpeza dos terrenos. 

A falta de manutenção das faixas de gestão de combustíveis (limpeza dos terrenos) constitui infracção do foro contra-ordenacional e seus responsáveis incorrem em coimas de 140 euros a cinco mil euros, no caso de pessoa singular, e de 800 a 60 mil euros para pessoas colectivas.