Sociedade

Gimnodesportivos de Figueiró dos Vinhos transformados para apoiar combate à pandemia

3 abr 2020 11:39

Município de Figueiró adapta equipamentos desportivos para criar espaços para o combate na pandemia.

gimnodesportivos-de-figueiro-dos-vinhos-transformados-para-apoiar-combate-a-pandemia

Os pavilhões desportivos de Figueiró dos Vinhos e de Bairradas, também neste concelho, foram adaptados, para acolher espaços de apoio no combate à pandemia. 


O gimnodesportivo da sede de concelho encontra-se dividido em dois. De um lado, funciona um espaço de apoio à Unidade de Saúde Familiar (USF) e de triagem Covid-19, “equipado com internet, gabinetes médicos e equipamento próprio”. Do outro, foi criado um espaço de isolamento para doentes Covid 19, “das diversas faixas etárias e com capacidade para albergar 30 pessoas”, explica a Câmara em comunicado.


Por seu lado, o pavilhão de Bairradas está apto a acolher 25 pessoas, mais concretamente utentes de lares de idosos que “eventualmente tenham de ser retirados desses mesmos lares no âmbito desta pandemia”.


Os espaços adaptados nestes dois equipamentos desportivos contemplam ainda zonas de recepção e rastreio, áreas de isolamento e balneários femininos e masculinos. Além de funcionarem como “uma resposta rápida e eficaz no apoio à população, em particular aos idosos”, estes espaços pretendem ainda “apoiar o trabalho de médicos e enfermeiros da USF”. 


Nesse caso, o objectivo é desviar “o atendimento de utentes com sintomas respiratórios, que possam constituir caso suspeitos da Covid-19, para um espaço independente, libertando, deste modo, o edifício da USF para utentes com outras patologias”, sublinha a nota de imprensa da Câmara.