Sociedade

Gala Porcos de Ouro promove o sector em Leiria

9 jun 2016 00:00

Evento marcado para 22 de Junho pretente homenagear explorações suinícolas.

gala-porcos-de-ouro-promove-o-sector-em-leiria-4294

Leiria vai ser palco da 1.ª Gala Porcos de Ouro – Portugal, organizada pela Federação Portuguesa de Associação de Suinicultores em parceria com a Câmara de Leiria, com o objectivo de promover o sector e de homenagear as explorações que mais se têm distinguido pelo seu trabalho.

Na última reunião de câmara, o executivo aprovou um apoio de 3505 euros para a realização desta iniciativa, que decorrerá no dia 22 de Junho no Mercado Sant'Ana.

No documento aprovado, o município considera que este sector tem um “impacto económico elevado” no concelho e reconhece que a produção suinícola nacional é uma “importante fonte de receita, sendo actualmente a segunda maior actividade pecuária com maior número de efectivo e de valor do sector”, que é “responsável por 40% do volume de negócios nacionalmente transaccionáveis neste mercado”. O peso das exportações da área geográfica de Leiria é de “27,3% do total nacional”.

Integrada nas celebrações do 35.º aniversário da Federação Portuguesa de Associação de Suinicultores, a gala irá “homenagear as explorações que se distinguem no esforço e constante desafio na implementação de novas exigências de produção, legislação ambiental, mudanças nos hábitos alimentares e melhores técnicas de produção, com relevo para áreas como a biossegurança, bem-estar animal e ambiental”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.