Sociedade

Fundação AMI promove acção de reflorestação no Pinhal de Leiria

19 nov 2020 18:26

Intervenção decorre este fim-de-semana e o objectivo é plantar cerca de 10 mil árvores, abrangendo perto de 10 hectares.

fundacao-ami-promove-accao-de-reflorestacao-no-pinhal-de-leiria
Incêndio de 2017 destruiu cerca de 83% do Pinhal de Leiria
Ricardo Graça

A Fundação AMI promove, este fim-de-semana, uma acção de reflorestação no Pinhal de Leiria. O objectivo é plantar 10 mil árvores, abrangendo uma área com cerca de 10 hectares. 


A acção decorre no âmbito do projecto Ecoética, um programa cooperativo iniciado em 2011, que já se traduziu na plantação de mais de 24 mil árvores, recuperando terrenos “devolutos” e áreas ardidas. 


As zonas Monchique e de Gois, atingidas nos últimos anos por grandes fogos florestais, o Parque Natural da Serra da Estrela e a Serra de Santa Justa (Valongo), foram algumas das áreas beneficiadas com este projecto. 


A Fundação AMI explica que, no caso das zonas afectadas por incêndios, cada intervenção conta com várias fases, “incluindo não só a reabilitação do terreno ardido, mas também a monitorização e acompanhamento após reflorestação.


“Os terrenos intervencionados são públicos ou de gestão pública e as ações são de carácter exclusivamente conservacionista, sem qualquer objectivo comercial”, sublinha aquela fundação. 


O Pinhal de Leiria, cujo incêndio de 2017 destruiu cerca de 83% da sua área, é o próximo 'palco' de intervenção do projecto Ecoética. “O objectivo é plantar 10 hectares ou seja 10 mil árvores”, refere uma informação, frisando, contudo, que “este valor está dependente dos fundos angariados”.