Sociedade

Free Trees For Portugal planta 110 mil árvores autóctones para ajudar a combater a seca e alteração climática

6 fev 2022 10:08

Em 2021, o ano onde ardeu menos área em Portugal desde 2011, o fogo destruiu mais de 27 mil hectares

free-trees-for-portugal-planta-110-mil-arvores-autoctones-para-ajudar-a-combater-a-seca-e-alteracao-climatica
Carvalho Alvarinho e outras espécies resistentes ao fogo contribuem para a fixação de água no solo
DR

Plantar 110 mil árvores é o objectivo para 2022 do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e da Gone West.

O número parece grande, mas, de acordo com as boas práticas de plantação florestal, serão o suficiente para pouco mais de 78 hectares

Em 2021, o ano onde ardeu menos área em Portugal desde 2011, o fogo destruiu mais de 27 mil hectares, segundo o Ministério do Ambiente

O pinheiro manso (Pinus pinea), o medronheiro (Arbutus unedo) e o carvalho alvarinho (Quercus robur) são algumas das espécies autóctones que serão plantadas para ajudar a aumentar a área de floresta portuguesa.

Esta acção surge no âmbito da iniciativa ‘Free Trees For Portugal’ (em português, Árvores Livres para Portugal), que tem como objectivo ajudar a combater a desflorestação e a aumentar o nível de humidade no solo, num país castigado pela cada vez maior instabilidade nas chuvas.

Desde 2018, a Gone West plantou árvores em mais de 30 hectares em Portugal. Já o GEOTA, através do projeto Renature Monchique, replantou 137 mil árvores na Serra de Monchique, após os incêndios de 2019.

Os interessados em ajudar nesta iniciativa ou em futuros projetos, podem preencher o formulário de candidatura