Sociedade

Francisco André vai assumir Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros

14 dez 2020 19:38

Jurista natural de Leiria, foi, até Agosto deste ano, chefe de gabinete do primeiro-ministro António Costa.

francisco-andre-vai-assumir-secretaria-de-estado-dos-negocios-estrangeiros
Francisco André foi, durante quatro anos, conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da UE
DR

Natural de Leiria, Francisco André, ex-chefe de gabinete do primeiro-ministro, será, esta terça-feira, empossado como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, substituindo Teresa Ribeiro.

De acordo com uma nota hoje publicada na página da Presidência da República, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, "aceitou as propostas do primeiro-ministro [António Costa] de exoneração" daquela secretária de Estado e do titular da Secretaria de Estado da Agricultura.

"As posses terão lugar, em cerimónia restrita no Palácio de Belém, na terça-feira, pelas 18h00", acrescenta-se a mesma nota.

Nascido em Leiria há 44 anos, Francisco André cresceu em Ourém, concelho onde chegou a ser membro da Assembleia Municipal. É licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa na menção jurídico-económicas e iniciou a sua carreira profissional como advogado em 2003.

Foi chefe do gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XVII Governo Constitucional entre 2005 e 2008, Jorge Lacão, e conselheiro na Representação Permanente de Portugal (REPER) junto da União Europeia entre 2009 e 2013.

Entre Outubro de 2018 até Agosto de 2020, Francisco André desempenhou funções de chefe de gabinete de António Costa. Actualmente, era conselheiro técnico principal na Representação Permanente de Portugal junto da OCDE.

O jurista irá substituir Teresa Ribeiro que deixa o Governo para assumir o cargo de representante para a Liberdade dos Media da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).