Sociedade

Francisco André reconduzido como vice-presidente do Partido Socialista Europeu

16 out 2022 10:07

Jurista natural de Leiria e actual secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, foi reeleito para um novo mandato.

francisco-andre-reconduzido-como-vice-presidente-do-partido-socialista-europeu
Francisco André é secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação
DR

Natural de Leiria, Francisco André foi reeleito vice-presidente do Partido Socialista Europeu (PSE), durante o congresso que terminou, este sábado, em Berlim, na Alemanha.

Numa nota de imprensa, o PS dá conta da recondução do dirigente socialista, que actualmente exerce funções de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. O ex-primeiro-ministro sueco Stefan Löfven foi eleito presidente do PSE. Além de Francisco André, a espanhola Iratxe García e a alemã Katarina Barley (SPD) irão também desempenhar funções de vice-presidentes.

Citado naquela nota, Francisco André destaca que “este congresso fica marcado por um forte compromisso dos socialistas e sociais-democratas europeus com a paz, com o apoio à Ucrânia e a condenação firme da acção militar russa”.

No seu entender, ficou claro no congresso que esta guerra parte de “uma acção ilegal que viola o direito internacional, os direitos humanos, uma acção que mata civis e crianças e que deve terminar de imediato e ver os seus responsáveis julgados por crimes de guerra”.

Naquele comunicado, o Partido Socialista português salienta a "grande responsabilidade" de o partido de ter um vice-presidente executivo, Francisco André, para apoiar o novo presidente do PES na preparação das próximas eleições de 2024, "para uma União Europeia mais forte mas também mais justa e que promova mais igualdade e mais justiça social".

A presidente das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, Elza Pais, que já desempenhou funções de deputada à Assembleia da República pelo distrito de Leiria, foi também reeleita para o Secretariado Executivo das PES Women.