Viver

Fórum Romano em Ansião com tabernas, jogos, cortejos e rituais

9 set 2023 11:30

Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, volta a receber o Fórum Romano, que durante dois dias recria o modo de vida no tempo da Roma antiga

forum-romano-em-ansiao-com-tabernas-jogos-cortejos-e-rituais
Soldado romano na recriação de 2017
CMA

Uma caminhada de observação da antiga via romana entre Olisipo e Bracara Augusta abre hoje o Fórum Romano, em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião.

Durante dois dias, 9 e 10 de Setembro, há música, tabernas, jogos, dança, teatro, contadores de histórias, oficinas e também uma relevante componente científica.

O programa recria o modo de vida no tempo dos romanos e pretende atrair e envolver a comunidade para um fim de semana cultural e lúdico.

As romaníadas, o cortejo romano, o teatro romano, a ronda das sentinelas, os rituais e a veneração aos deuses são algumas das actividades já anunciadas que vão transportar o público do Fórum Romano para outra época.

Este sábado, decorre o seminário De Roma ao Coração de Sicó, com comunicações sobre a presença romana na região, o papel da mulher na Roma antiga, os mosaicos da casa romana de Santiago da Guarda, Conímbriga e a história do Norte da Lusitânia romana.

Em Santiago da Guarda, no Complexo Monumental, foi descoberta em 2002 uma vila tardo-romana dos séculos IV e V e recuperados mosaicos romanos policromados com vários motivos.