Viver

Fórum Cultura reúne agentes do sector e associações hoje em Leiria

16 set 2023 11:41

Fundador do festival Bons Sons é um dos convidados do Fórum Cultura que vai decorrer este sábado no Teatro José Lúcio da Silva

forum-cultura-reune-agentes-do-sector-e-associacoes-hoje-em-leiria
The Allstar Project, em 2015, durante o evento Há Música na Cidade
Ricardo Graça/Arquivo

A abertura acontece às 14:30 e meia hora mais tarde tem início o primeiro painel do Fórum Cultura, que se realiza hoje durante a tarde no átrio do Teatro José Lúcio da Silva.

Para falar de projectos diferenciadores no contexto das práticas culturais inovadoras e participativas, estão convidados o criador, programador e investigador Hugo Cruz; o fundador e ex-director do Festival Bons Sons, e actualmente adjunto da direcção artística do Teatro Nacional D. Maria II, Luís Ferreira; e o assessor e gestor cultural Bruno Esteves. A moderação estará a cargo de Catarina Carvalho, chefe da divisão de museus e património cultural do Município de Leiria.

Pelas 16:30 horas, começa o segundo painel do dia, dedicado a debater a cultura como elemento transformador dos territórios, com a participação do investigador Marcos Lorenzo, que vai apresentar o caso de Ferrol, em Espanha, com moderação da responsabilidade de Rui Borges Cunha, chefe da divisão de acção cultural do Município de Leiria.

A vereadora com o pelouro da Cultura no Município de Leiria, Anabela Graça, intervém às 17:30 horas, no encerramento do Fórum Cultura.

Segundo a nota de divulgação partilhada pela autarquia, que organiza o evento, o Fórum Cultura é uma “iniciativa focada nos dirigentes associativos do concelho de Leiria” e “tem por objectivo reforçar as competências do tecido associativo em diversas áreas artísticas, através de exemplos de boas práticas consagradas noutros territórios do país e do estrangeiro, promovendo a partilha do saber fazer, da inovação e da aposta nas redes colaborativas”.

A formação, a qualificação, a capacitação e a profissionalização do sector cultural e criativo, bem como, potenciar uma maior abertura e diversidade da produção e da oferta cultural e artística, são, para o Município de Leiria, temas chave a debater neste fórum”, lê-se no documento enviado à imprensa.

A inscrição é gratuita através do endereço gab_apoiocultura@cm-leiria.pt.