Sociedade

Forte de São Miguel Arcanjo atinge os 2 milhões de visitantes

29 set 2023 09:36

Monumento da Nazaré abriu regularmente ao público em 2015

forte-de-sao-miguel-arcanjo-atinge-os-2-milhoes-de-visitantes
Forte São Miguel Arcanjo
DR

Desde a sua abertura regular ao público, em 2015, até à passada quarta-feira, dia 27 de Setembro, 2 milhões de pessoas visitaram o Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré.

A autarquia salienta que "o monumento, que é gerido pelo município desde 2017, está numa localização privilegiada de observação do oceano e vila. Tornou-se numa referência mundial pela excelência que oferece na contemplação da natureza, em especial das ondas grandes na Praia do Norte, passagem obrigatória de surfistas e de competições internacionais". Frisa que ainda o "espaço reúne história, ciência [Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré] e a modernidade, com a Surfer Wall".

O Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré foi inaugurado em Maio de 2015 e destina-se a transmitir informação científica sobre o fenómeno que gera as ondas gigantes, através da monitorização e previsão das condições oceanográficas e meteorológicas nas boias MONICAN, de uma maqueta do canhão da Nazaré, imagens e informação sobre o submarino alemão U-963, afundado ao largo da Nazaré, nota a autarquia.

"A exposição do IH permite aos visitantes conhecerem o trabalho realizado pelo Instituto Hidrográfico sobre o Canhão da Nazaré e os novos estudos que vierem a ser desenvolvidos neste âmbito", prossegue a mesma fonte.

Já a Surfer Wall, um projecto museológico criado em 2016, é "o reconhecimento da vila da Nazaré aos atletas de desportos de mar que procuram a superação de metas pessoais nas ondas da Praia do Norte e que, por essa via, divulgam a Nazaré pelo mundo", explica a câmara.

O equipamento abre diariamente, das 10 às 18 horas (última entrada às 17:30 horas.)