Sociedade

Forças de segurança e bombeiros homenageiam profissionais de saúde

17 abr 2020 17:47

Iniciativa decorreu esta tarde no hospital de Leiria pretendeu reconhecer publicamente o trabalho “muito meritório e a dedicação” dos profissionais de saúde no combate a esta pandemia

forcas-de-seguranca-e-bombeiros-homenageiam-profissionais-de-saude
Várias forças de segurança se juntaram à iniciativa da PSP
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Médicos, enfermeiros, auxiliares e demais pessoal de apoio hospitalar “têm mantido uma inexcedível postura, altruísta, empenhada e de inabalável dedicação”.

Por isso, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública em Leiria, com a Guarda Nacional Republicana, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Polícia Marítima e os Corpos de Bombeiros demonstraram esta tarde o seu “sentido reconhecimento” a todos os profissionais que exercem funções no Hospital de Santo André, em Leiria.

“Pretendeu-se, com este gesto, reconhecer publicamente o trabalho muito meritório e a dedicação dos profissionais de saúde no combate a esta pandemia”, disse no final da iniciativa Bruno Soares.

O porta-voz da PSP de Leiria adiantou aos jornalistas que as várias entidades envolvidas na homenagem, tal como os profissionais de saúde, estão na primeira linha a lidar com esta problemática e a articulação entre todas “tem sido excepcional”.

Questionado se os profissionais que agora homenagearam médicos e enfermeiros não merecem também eles uma homenagem, o porta voz admite que possa vir a acontecer. “Desta vez a iniciativa coube à Polícia de Segurança Pública, pode ser que no futuro seja ao contrário”.

Para Licínio Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, a iniciativa que teve lugar esta tarde “dá corpo ao reconhecimento que toda a comunidade está a fazer aos nossos profissionais, que têm família, correm riscos, estão aqui disponíveis para tratar os doentes”.

“É com muita satisfação que verificamos que a comunidade, através destes representantes, está connosco e reconhece o esforço que estamos a travar”, disse o presidente do CA, que aproveitou para deixar um agradecimento “muito claro” às Câmaras, empresas, particulares e a todos os que se têm mobilizado para juntar recursos e apoiar o CHL.

Agradecimento que estende às equipas do hospital, “que não têm poupado esforços e dedicação, cumprindo turnos difíceis” para prestar a melhor resposta. É com “muito orgulho”  que diz que até ao dia de hoje “não há um único profissional contaminado em contexto hospitalar, não obstante já termos tratado mais de 70 doentes”.

Esta sexta-feira, estavam internados 11 doentes com Covid-19, entre eles uma parturiente que ontem deu à luz. O bebé não está infectado e a mãe encontra-se estável, revelou o presidente do CA. Foi o primeiro caso do género no hospital.