Sociedade

Fogo em Amor ainda com uma frente activa

19 ago 2022 14:32

Protecção Civil dá o incêndio como controlado, estando os meios no terreno a combater uma frente que lavra em zona de mato

fogo-em-amor-ainda-com-uma-frente-activa
Fogo deflagrou pouco depois das 11horas
Ricardo Graça

O incêndio florestal que deflagrou esta sexta-feira de manhã na localidade de Barreiros, freguesia de Amor, no concelho de Leiria, foi dado como controlado por voltas das 14 horas, estando activa apenas uma frente, que lavrava em zona de mato, disse ao JORNAL DE LEIRIA o vereador responsável pela Protecção Civil Municipal.

Segundo Luís Lopes, as chamas não colocaram habitações em risco, prevendo-se que em breve o incêndio possa ser dado como extinto.

Às 14h15, estavam ainda mobilizados para este fogo 179 operacionais, auxiliados por 61 viaturas e sete meios aéreos. A essa hora, na cidade de Leiria, continuava visível no horizonte uma grande coluna de fumo.

Numa nota publicada no Facebook, a Câmara Municipal de Leiria informa que se registaram falhas de electricidade em algumas áreas próximas do incêndio, estando no terreno várias equipas técnicas a trabalhar para solucionar o problema.

Face à onda de calor prevista para os próximos dias, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou hoje que o território continental vai estar em situação de alerta entre os dias 21 e 23 de agosto devido ao risco de incêndios.

“Tomámos a decisão de determinar a situação de alerta para os dias 21, 22 e 23 – domingo, segunda e terça-feira, com reavaliação na segunda-feira ao fim do dia, tendo em vista reavaliar a necessidade de manter ou alterar a situação de alerta. Toda esta circunstância se aplica ao território continental”, afirmou o governante, citado pela agência Lusa, após uma reunião na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide (Oeiras).