Sociedade

Fogo de Ourém reactivou-se ao início da tarde

21 ago 2022 17:07

No local estão mais de 400 bombeiros, uma centena de meios terrestres e sete meios aéreos

fogo-de-ourem-reactivou-se-ao-inicio-da-tarde
.
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O incêndio no concelho de Ourém que tinha entrado em resolução ontem reactivou-se ao início da tarde de hoje.

Mais de qutro centenas de bombeiros estão a combater o fogo apoiados por mais de uma centena de meios terrestres e sete meios aéreos. 

O fogo deflagrou na sexta-feira, em Carvalhal, Espite. A reactivação ocorreu hoje, por volta das 14:30 horas, segundo informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém à Lusa. 

No local, estava ao início da manhã de hoje um dispositivo com mais de 300 operacionais e cerca de uma centena de veículos em vigilância face a possíveis reativações.

No sábado, em declarações à Lusa, Jorge Gama, comandante dos bombeiros de Vila Nova da Barquinha ao serviço no CDOS de Santarém, alertou que o rescaldo iria ser demorado.

“Com o aumento da temperatura e o vento, a humidade vai baixar bastante e pode haver alguma reactivação”, disse.

Portugal entrou hoje, às 00:00 horas, em situação de alerta devido ao “agravamento do risco de incêndio rural" e ao aumento das temperaturas, após semanas com fogos que, só na serra da Estrela, destruiu mais de 28 mil hectares.

A situação de alerta, anunciada na sexta-feira, mas formalizada no sábado, por decisão dos ministérios da Administração Interna, Defesa Nacional, do Trabalho, da Saúde, do Ambiente e da Agricultura, prevê medidas extraordinárias e será reavaliada pelo Governo na segunda-feira.

De hoje até terça-feira, é proibido circular ou permanecer nos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem, fazer queimadas ou trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos que tenham a ver com combate a incêndios.

É igualmente proibido o uso de fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos, estando suspensas as autorizações que tenham sido entretanto emitidas, de acordo com a informação do Ministério da Administração Interna.