Sociedade

Fizeram-se passar por polícias e apoderaram-se de cerca de 120 quilos de prata

11 fev 2026 15:09

Um dos indivíduos foi detido em Figueiró dos Vinhos pela Polícia Judiciária

fizeram-se-passar-por-policias-e-apoderaram-se-de-cerca-de-120-quilos-de-prata

A Polícia Judiciária anunciou, esta manhã, a detenção de dois indivíduos, um em Figueiró dos Vinhos e outro em Almada, que se fizeram passar por agentes policiais e se apoderaram de cerca de 120 quilos de prata.

Os factos ocorrem em Outubro do ano passado, na zona de Gondomar. Segundo fonte da Directoria do Norte da Polícia Judiciária, os suspeitos tiveram informação que lhes permitiu localizar o comerciante de metais preciosos, num momento em que este estava a trasportar a prata, e mandaram-no parar, “simulando uma abordagem policial”.

“Circulando com uma viatura sinalizada com marcha de urgência, através da utilização de um rotativo azul, e envergando roupa e crachás a dizer ‘POLÍCIA’, munidos de coldres com armas de fogo, [os suspeitos] abordaram um comerciante de metais preciosos, e apoderaram-se de cerca de 120 quilos de prata, avaliados em mais de 100 mil euros”, revela a Polícia Judiciária, em comunicado.

Quando o comerciante “percebeu o embuste”, os suspeitos se tinham apoderado da mercadoria e “puseram-se em fuga”, acrescenta aquela fonte, revelando que os factos ocorreram “em plena luz do dia”, com o disfarce a "reduzir a resistência do ofendido".

De acordo com informação da PJ, os detidos, com 32 e 35 anos, têm antecedentes criminais por crimes contra o património, detenção de arma proibida e tráfico de estupefacientes. Ambos residem na zona de Almada, mas um deles foi apanhado pelas autoridades em Figueiró dos Vinhos. Vão agora ser presentes à autoridade judiciária competente para aplicação de medidas de coação.