Sociedade

Finda a requalificação do Castelo de Leiria, segue-se o Largo de São Pedro

1 jun 2021 15:27

Empreitada tem como objectivos facilitar o acesso ao largo e ao castelo e devolver uma imagem mais próxima do que se pensa ter sido a original

finda-a-requalificacao-do-castelo-de-leiria-segue-se-o-largo-de-sao-pedro
Melhores pavimentos, mais árvores e piso melhorado em final de Setembro de 2022
DR

Agora que a obras de requalificação no Castelo de Leiria já terminaram e o espaço foi aberto ao público, seguem-se os trabalhos de requalificação do Largo de São Pedro.

Segundo um comunicado da autarquia, a intervenção está incluída no conjunto de obras previstas para toda a zona e corresponde a um investimento de 790 mil euros, financiado por fundos comunitários.

A empreitada tem como objectivos facilitar o acesso ao largo e ao castelo, devolver uma imagem mais próxima do que se pensa ter sido a original e criar melhores condições para a permanência no espaço.

Será feita a uniformização dos pavimentos, a valorização das zonas mais nobres, a instalação de mobiliário urbano e de nova iluminação, a redefinição do acesso ao edifício onde se encontra a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a colocação de mais árvores.

O prazo de execução da empreitada é de 540 dias, devendo o largo estar concluído em Setembro de 2022. A empreitada terá acompanhamento arqueológico, com a realização de sondagens e de pequenas intervenções, com vista à minimização do impacto da obra sobre o património, garantindo a sua preservação e salvaguarda.

O acesso pedonal aos serviços e residências existentes na zona está assegurado durante a duração da empreitada e os condicionalismos de trânsito poderão variar consoante o decorrer dos trabalhos e os eventos que terão o castelo como palco.

Está já já previsto um corte entre os dias 14 e 24 de Junho a partir do túnel da Torre Sineira, para execução das infra-estruturas subterrâneas.

A circulação pedonal será feita em circuito devidamente sinalizado e delimitado, estando o trânsito automóvel proibido de parar ou estacionar, com exceção para os condutores de mobilidade reduzida, para quem permanecerão os dois lugares de estacionamento.

Como alternativa de acesso ao largo a autarquia refere que os moradores e funcionários poderão deixar as viaturas na Avenida 25 de Abril ou no parque do Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, podendo utilizar o elevador do lado norte, que estará em funcionamento entre as 8e as 21 horas durante o período de execução da obra.

As viaturas da PSP ou afectas à força de segurança devem seguir pelo trajecto até ao parque privado do edifício, pela Rua Christiano Cruz.