Sociedade

Finalmente...! O Jardim da Almuinha já abriu ao público

23 mai 2019 00:00

O parque verde, pelo qual Leiria (des)esperava há anos, é uma realidade. Mas será suficiente? As opiniões dividem-se.

finalmente-o-jardim-da-almuinha-ja-abriu-ao-publico-10305
Maria Anabela Silva

Vinte e sete anos depois de prometido, através do Plano de Pormenor da zona, o Jardim de Almuinha é, finalmente, uma realidade. Localizado numa das principais entradas da cidade de Leiria, o espaço abriu ao público, esta quarta-feira, mas, como fazem questão de sublinhar dois dos seus autores, os arquitectos Rui Ribeiro e João Marques da Cruz, o projecto está ainda no início. É, frisam, um “recém-nascido”, que precisa de tempo para crescer e desenvolver-se e tornar-se “um adulto forte” e “cheio de vida”.

A concretização do Jardim da Almuinha chega com anos de atraso ou, como alegou, na semana passada, o vice-presidente da Câmara, num momento em que as condições financeiras do Município o permitiram.

A verdade é que a generalidade das cidades e vilas à volta de Leiria já têm parques verdes de dimensão relevante. A Marinha Grande, por exemplo, conta actualmente com três (Mártires do Colonialismo, da Cerca e das Bernardas), que totalizam cerca de 15 hectares, ou seja, mais do dobro da área do Jardim da Almuinha.

Também Ourém já dispõe de um parque da cidade há quase 15 anos – o Parque Dr. António Teixeira (antes designado por Parque Linear)-, que se estende por dez hectares e que o actual executivo pretende alargar. Pombal, Alcobaça, Batalha e Porto de Mós são outras das localidades à volta da capital de distrito com parques verdes.

É verdade que Leiria tem o Polis, que permitiu recuperar o corredor ribeirinho e que representou um ganho significativo para a cidade, com a utilização massiva que lhe é dada a mostrar que os leirienses estão ávidos de espaços desta natureza. Um apetite que poderá não ficará totalmente satisfeito com a concretização do Jardim da

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ