Sociedade

Fim das obras na avenida General Humberto Delgado prometido para as "próximas semanas"

29 jun 2022 11:15

Mais 200 mil euros acrescidos ao custo da empreitada, que decorre em Leiria, devido à actualização de preços dos materiais.

fim-das-obras-na-avenida-general-humberto-delgado-prometido-para-as-proximas-semanas
Pavimentação da avenida General Humberto Delgado está para breve
Ricardo Graça/Arquivo

Anunciadas em 2016 e iniciadas em Janeiro de 2020, as obras de requalificação da avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado, em Leiria, deverão ficar concluídas "nas próximas semanas".

O prazo foi avançado pelo vereador das Obras Municipais, Ricardo Gomes, na reunião de câmara desta terça-feira, na qual o executivo aprovou, com os votos contra do PSD, uma revisão de preços devido à actualização do custo dos materiais, que acresce ao valor da empreitada mais 209.806,39 euros (+IVA).

Na ocasião, Ricardo Gomes adiantou que a obra ficará "praticamente" concluída "nas próximas semanas", depois de "pavimentar a avenida General Humberto Delgado e a rua Luís Braille" e de "colocar sinalização". Após essa intervenção, os trabalhos em falta já não terão impacto junto dos moradores e comerciantes, referiu o vereador.

Álvaro Madureira, vereador eleito pelo PSD, voltou a criticar o protelar da empreitada, alegando que, "se a obra tivesse sido feita dentro do prazo, não havia necessidade da revisão de preços" agora aprovada.

O social-democrata lembrou que "os trabalhos tiveram início a 13 de Janeiro de 2020, por 540 dias, numa obra avaliada em 2,5 milhões de euros". Depois disso, acrescentou, surgiram trabalhos complementares, primeiro de 650 mil euros e, posteriormente, de mais de 500 mil euros, acrescidos de IVA.

"Já lá vai mais de um ano [depois do prazo inicialmente definido], mais 1,2 milhões de euros e agora uma revisão de preços. Senhor presidente temos que ter mais cuidado e que se prevejam estas situações”, reforçou Álvaro Madureira.