Viver

Filmes premiados e realizadores consagrados. Há novos ciclos de cinema em Leiria, Ourém e Pombal

3 fev 2023 11:30

Quase três dezenas de obras, na sua maioria europeias e fora do circuito de estreias, têm exibição anunciada nas salas da região

filmes-premiados-e-realizadores-consagrados-ha-novos-ciclos-de-cinema-em-leiria-ourem-e-pombal
Family Romance, LLC: uma empresa aluga actores amadores que são contratados para substituir membros de famílias
DR

Uma História de Família, de Werner Herzog, filme de 2019 que é exibido este sábado, 4 de Fevereiro, numa sessão com início às 15 horas, abre o Ciclo de Cinema Almas Inquietas, no m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria.

No filme dirigido pelo cineasta natural da Alemanha, há uma empresa que aluga humanos de substituição e uma mulher que pede ao presidente da empresa para se fazer passar pelo marido há muito ausente, com o objectivo de restabelecer a ligação com a filha adolescente.

Ayka, de Sergey Dvortsevoy, e Girl: O Sonho de Lara, de Lukas Dhont, continuam, em Março e Abril, a programação do Almas Inquietas.

Ao todo, estão previstos quase uma dezena de filmes, de alguns realizadores aclamados, como Gaspar Noé ou Juho Kuosmanen, além de Werner Herzog, a exibir, previsivelmente, no primeiro sábado de cada mês, com sessões a iniciar às 15 horas, no Auditório António Campos do m|i|mo, até Outubro.

Este novo ciclo de cinema composto, quase na sua totalidade, por filmes europeus, vem-nos abrir os horizontes sobre formas de vida que, usualmente, não ganham lugar nem espaço de fala nos grandes ou pequenos ecrãs”, refere uma nota de divulgação.

“Vivemos num mundo cada vez mais global, mas centrado em muito, na cultura americana, que nos faz ver a vida dentro de quatro paredes que ecoam e ressoam por todo o mundo. E, se em 2022, se trouxe um pouco da cultura nipo-sul-coreana; agora, dá-se voz às vivências de pessoas mais próximas e que, normalmente, não a têm: sejam elas minorias, pessoas pobres, com questões de identidade, mulheres, entre outros”, lê-se no texto.

Lars e Agnès no TMO

Entretanto, em Ourém, começou esta semana um ciclo de cinema dedicado ao realizador Lars Von Trier.

Depois de Ondas de Paixão, na passada quarta-feira, o Teatro Municipal de Ourém vai mostrar, sempre às 21:30 horas, Dancer in the Dark, Melancolia e A Casa de Jack, também do cineasta dinamarquês, respectivamente, nos dias 8, 15 e 22 de Fevereiro.

Já em Março, estão programados cinco filmes da realizadora nascida na Bélgica Agnès Varda, que morreu em 2019.

Nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de Março, o Teatro Municipal de Ourém dá destaque a Duas Horas na Vida de uma Mulher, Os Respigadores e a Respigadora, As Praias de Agnès, Olhares Lugares e Varda por Agnès.

Do frio para o Cineclube

Também esta semana, arrancou em Pombal o primeiro ciclo de 2023 promovido pelo Cineclube de Pombal, dedicado ao cinema nórdico.

Da Eternidade, de Roy Andersson, inaugurou um conjunto de três filmes que inclui Os Inocentes, de Eskil Vogt (que pode ser visto a 16 de Fevereiro) e ainda O Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund, previsto para Março.

Para os próximos meses, o Cineclube de Pombal planeou, além disso, ciclos de cinema dedicados ao director de fotografia Emmanuel Lubezki e ao cinema de língua portuguesa.

Noutra frente, o Cineclube já está a aceitar submissões de obras para a segunda edição do Ha Ha Art Film Festival, focado no cinema de comédia.