Economia

Filme promocional do Turismo do Centro novamente premiado

4 set 2017 00:00

Desta vez, distinção ocorreu na Sérvia e dá ao trabalho o segundo lugar na categoria Melhor Filme de Turismo

Poucas semanas depois de ter recebido o galardão Silver Screen em Los Angeles, nos Estados Unidos, o filme Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017 ganhou agora o prémio Silver Wave, na categoria Melhor Filme de Turismo, na Sérvia.

A distinção aconteceu no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, que decorreu em Veliko Gradiste, nas margens do rio Danúbio. O prémio, que corresponde a um segundo lugar na competição, foi recebido por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. O presidente do júri foi Zbgnjev Žmudski, vencedor de um Óscar de Hollywood, na categoria Filmes de Animação.

Este é já o quarto prémio internacional que o filme, produzido pela Slideshow, de Leiria, e realizado por Sara Reis, vence para o Turismo Centro de Portugal. A consagração começou em Outubro de 2016, quando ganhou o Grand Prix – Melhor Filme Português do Festival ART&TUR, entre 109 filmes de produção nacional. No mesmo festival, realizado em Vila Nova de Gaia, arrecadou ainda o primeiro prémio na categoria Destinos Turísticos-Regiões.

Em Junho de 2017, foi considerado o Melhor Filme, na categoria de Destinos Turísticos-Países, no Festival Internacional de Cinema de Turismo de Istambul, na Turquia. E em Agosto foi premiado com um Silver Screen, equivalente a um segundo lugar, no Festival Internacional de Filme e Vídeo em Los Angeles.

Segundo o Turismo Centro de Portugal, também como consequência dos prémios o filme promocional desta região ocupa neste momento “um lugar de destaque” no ranking mundial de filmes de turismo do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo: é quinto classificado, entre 126 concorrentes.

O ranking é elaborado por pontos, atribuídos pelos prémios ganhos em festivais de filmes de turismo, e o filme promocional do Centro totaliza até ao momento 10 pontos. Em Dezembro, realizar-se-á uma gala final, em Viena, Áustria, com os filmes mais bem classificados.