Sociedade

Figueiró dos Vinhos neutralizou 194 ninhos de vespa asiática em 2019

12 fev 2020 14:15

Município apresenta este sábado plano de combate à vespa asiática.

figueiro-dos-vinhos-neutralizou-194-ninhos-de-vespa-asiatica-em-2019

A Câmara de Figueiró dos Vinhos vai apostar no uso de feromonas e na construção de armadilhas selectivas para combater a vespa asiática, após ter neutralizado quase 200 ninhos deste insecto em 2019. 


As medidas fazem parte do plano estratégico municipal para combate à vespa velutina, que a Câmara irá apresentar este sábado, no decorrer de uma sessão de esclarecimento, a realizar no Centro Investe, a partir das 15:30 horas.


Miguel Guimarães, coordenador da Protecção Civil no Município de Figueiró dos Vinhos, explicou à agência Lusa que “optou-se por não queimar mais” as colónias, apostando antes no uso de feromonas, que “são injectadas no ninho e elas acabam por morrer lá dentro”, explicou.


Até agora, o combate à espécie invasora “realizava-se normalmente a partir da primavera”. Porém, devido às alterações climáticas e à provável capacidade de adaptação do insecto, esse trabalho deve ser feito “durante todo o ano”. “Não há uma época específica” para concretizar tais operações, já que o tempo ameno, como se verifica agora, em Fevereiro, “é propício ao aparecimento dos ninhos primários”, alega Miguel Guimarães. 


A instalação de armadilhas selectivas na área dos apiários é outro dos métodos em que o município de Figueiró dos Vinhos aposta em 2020. Segundo o técnico, a monitorização destas armadilhas permitirá “perceber o ciclo da vespa asiática” e combatê-la “mais eficazmente”.

Miguel Guimarães alerta ainda que “a população não deve fazer a destruição dos ninhos” pelos seus meios, cabendo-lhe antes comunicar a sua detecção à Protecção Civil e demais autoridades.