Sociedade

Figueiró dos Vinhos aumenta apoios a maiores de 65 anos

29 nov 2020 15:45

Cartão Figueiroense Sénior com novos benefícios

figueiro-dos-vinhos-aumenta-apoios-a-maiores-de-65-anos
Iniciativa da Câmara de Figueiró dos Vinhos
Ricardo Graça

O Cartão Figueiroense Sénior, implementado pelo Município de Figueiró dos Vinhos, para munícipes maiores de 65 anos, tem a partir de agora mais benefícios e um novo nome. Chama-se Cartão Sénior +.

O incremento deste apoio aos cidadãos idosos do concelho foi aprovado na última Reunião de Câmara, a 27 de Novembro, sob proposta do presidente Jorge Abreu, que visou sobretudo "promover e reforçar a contínua melhoria na qualidade de vida dos munícipes mais idosos e carenciados da comunidade, estimulando, por um lado, a sua participação activa nas actividades culturais, desportivas e recreativas do concelho, valorizando o seu papel na sociedade, melhorando as suas condições de vida e potenciando as suas capacidades e os seus saberes; e, por outro lado, promovendo também o apoio financeiro em diversos encargos mensais". 

Segundo a Autarquia, o Cartão Sénior + terá, assim, novos e alargados benefícios tanto no âmbito da acção social, bem como no sector da saúde.

Relativamente ao sector da acção social, o novo cartão permite o acesso a um novo benefício, o apoio ao arrendamento urbano nos contratos com duração mínima de um ano, sob a forma de reembolso, até ao montante máximo de 300 euros anuais.

Já no que concerne ao sector da saúde, os detentores do Cartão Sénior + poderão, agora, usufruir de uma comparticipação de 50% na aquisição de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, referente à parte que cabe ao utente e mediante prescrição médica, representando, assim, um aumento da comparticipação de 25% para 50%, relativamente ao Cartão Figueiroense Sénior actualmente em vigor.

Além do aumento neste apoio específico na saúde, o Cartão Sénior + passa a englobar novas comparticipações, tais como: a comparticipação de 25% na aquisição de fraldas e outros produtos de prevenção, higiene ou tratamento em situação de grande dependência ou acamados, referente à parte que cabe ao utente, desde que prescritos pelo médico e não comparticipados pelo SNS.

Engloba ainda a comparticipação na deslocação a consultas e exames médicos, mediante apresentação de prescrição médica, documento comprovativo da presença na consulta e comprovativo da despesa, sendo que em táxi e ambulância haverá uma comparticipação de 50%, em transporte público uma comparticipação de 100% e em transporte próprio haverá uma comparticipação de um valor até ao limite máximo do encargo previsto com transporte público.

No sector cultural, recreativo e desportivo continua a ser garantido não só o acesso gratuito a iniciativas culturais e recreativas promovidas pelo Município, mas também o acesso gratuito aos equipamentos desportivos do mesmo.

Os descontos nos estabelecimentos comerciais e/ou prestadores de serviços, por entidades locais que venham a aderir ao projecto através de protocolo de cooperação com a Câmara Municipal, mantêm-se, similarmente, neste novo cartão sénior para figueiroenses.

O Cartão Sénior + pode ser adquirido gratuitamente, mediante candidatura nos serviços da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e é destinado a residentes no concelho com mais de 65 anos e com comprovada carência económica.