Sociedade

Figueiró dos Vinhos amplia passadiço das Fragas de São Simão

6 nov 2020 12:02

Novo troço de passadiço ligará o percurso existente, concluído este Verão, à zona da ermida de São Simão.

figueiro-dos-vinhos-amplia-passadico-das-fragas-de-sao-simao
Passadiço já existente tem cerca de um quilómetro
Ricardo Graça

O passadiço das Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, inaugurado este Verão, vai ser ampliado. A obra já está em execução a obra e contempla a criação de mais um troço de passadiço, que dará acesso à zona da ermida de São Simão.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Figueiró dos Vinhos explica que a empreitada em curso pretende “complementar a oferta” criada pela construção do percurso que liga o miradouro das Fragas de São Simão à aldeia de xisto de Casal de São Simão, passando pela praia pluvial.

Desta forma, cria-se “um percurso que interliga os pontos de interesse turístico com os novos passadiços, o percurso pedestre, a visitação da aldeia, a praia fluvial, o património natural e a oferta turística ao nível da restauração, alojamento e animação turística”, realça o município.

A obra em curso representa um investimento na ordem dos 63 mil euros, comparticipado em 85% p pelo CENTRO2020 no âmbito do PROVERE – Rede das Aldeias do Xisto 2020, cuja entidade gestora é a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

O passadiço já existente, inaugurado em Julho último, tem cerca de um quilómetro de extensão e que faz a ligação entre a aldeia de xisto de Casal de São Simão e a estância balnear. A obra custou cerca de 400 mil euros, financiada em 90%, e contemplou também a criação de uma plataforma suspensa sobre as Fragas de São Simão e o arranjo do parque de estacionamento que serve a praia fluvial.