Viver

'Festival Sete Sóis Sete Luas' regressa a Pombal

31 jul 2020 11:26

Evento centra-se na música e arte do Mediterrâneo e do mundo lusófono, e decorre entre 3 de Agosto e 5 de Setembro, em pleno centro histórico da cidade.

festival-sete-sois-sete-luas-regressa-a-pombal
O grupo Zagala funde o som de instrumentos tradicionais de várias épocas e regiões de Espanha
DR

Embora com medidas de restrição devido à pandemia da Covid-19, este evento cultural internacional vai ter lugar na Praça Marquês de Pombal.

A entrada é gratuita, limitada aos lugares disponíveis e mediante apresentação de bilhete, que poderão ser levantados no Teatro-Cine de Pombal.

O Festival Sete Sóis Sete Luas arranca com street art, com Waroox, um dos street artists mais importantes da ilha da Reunião.

A residência artística decorrerá entre 3 a 8 de Agosto e inclui a realização de uma obra no Bairro Social São João de Deus.

No dia 7, às 22 horas, haverá um concerto com o grupo Zagala (Espanha), cuja música é caracterizada pela sua energia, pela fusão de diferentes instrumentos tradicionais de várias épocas e regiões de Espanha.

No dia 8, à mesma hora, haverá música da Arménia representada pelo grupo Collectif Medz Bazar, uma banda urbana composta por músicos oriundos das culturas arménia, turca e francesa.

O evento regressa a 22 de Agosto, também às 22 horas, com Ceuzany & Orquestra Popular Sete Sóis, da ilha do Fogo (Cabo Verde).

Trata-se de uma produção original para o Festival com a participação da cantora cabo-verdiana Ceuzany, conhecida pelo seu talento e pela sua voz potente, sensual e incomparável, e dos músicos da Orquestra Popular Sete Sóis Sete Luas.

A 28 de Agosto, o certame apresenta um espetáculo de teatro com Leo Bassi, de Espanha. “Reconhecido mundialmente pelas extravagantes actuações de teatro e pelas suas acções de tom provocador”, Leo Bassi pertence a uma antiga família de atores excêntricos e de palhaços circenses oriundos de Itália, França e Inglaterra, informa a autarquia, em comunicado.

Para 29 de Agosto está reservada uma nova produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas, na Praça Marquês de Pombal.

A 7Luas Med Orkestra surge do trabalho conjunto de seis músicos conceituados provenientes das diferentes margens do Mare Nostrum.

O grupo tem direcção musical do português Custódio Castelo, e integra ainda os músicos Bernard Joron (ilha da Reunião), Alide Sans (Catalunha), Moisés Santos (Cabo Verde), Tiago Soares (Portugal) e Mario Rivera (Sicília).

O Festival encerra, a 5 de Setembro, com um espetáculo de circo com Mumusic (Catalunha), que apresentará, em estreia nacional, Flou Papagayo, uma performance de “alto impacto emocional”.

O Festival Sete Sóis Sete Luas, que realiza este ano a sua 28.ª edição, é promovido por uma rede cultural de 30 cidades de 11 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia.

Desenvolve a sua programação no âmbito da música popular contemporânea e das artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura mediterrânea e do mundo lusófono.

O diálogo intercultural, a mobilidade dos artistas dos países que fazem parte da rede, a criação de formas originais de produção artística com a participação dos criadores vindos dos países da rede, são os objectivos do Festival.