Viver

Festival Marionetas promete animar Alcobaça

16 set 2021 16:05

Evento realiza-se maioritariamente em espaços exteriores para evitar ajuntamento de pessoas

festival-marionetas-promete-animar-alcobaca
Evento conta com teatro, espectáculos, oficinas com artistas portugueses
UmutYILMAN@Unsplash
Redacção/Agência Lusa

A 24.ª edição do Festival Marionetas na Cidade regressa a Alcobaça com um leque artistas portugueses, entre 4 e 10 de Outubro.

A programação está a cargo do Teatro e Marionetas de Mandrágora e contará com a presença de 13 companhias, 30 espectáculos, uma oficina prática e um painel fotográfico.

O evento começa com uma oficina de construção de cabeças gigantes com materiais como cartão, arames, plásticos e papel, de 4 a 8 de Outubro. Os bonecos serão apresentados no sábado, dia 9.

A companhia Partículas Elementares fica responsável pelos espectáculos “O Ninho”, “Os Bonecos de Santo Aleixo”, o “Auto de Criação do Mundo”. Já a Historioscópio apresenta “A caixa de nove lados”.

A Mãozorra apresenta uma peça de rua com teatro visual e objectos. “A Viagem” promete levar os espectadores numa “viagem sonora, visual e sensorial pelo ‘glamour’ dos anos 40”.

Os Boca de Cão exibem a encenação “Agostinho e Felicidade” e, a S.A. Marionetas, o “Teatro Dom Roberto”.

Já a Companhia de Teatro do Algarve faz parte da programação deste ano, com “SIBI & PIP, uma viagem entre as palavras de Pessoa”. A Ventoinha – Teatro, Bonecos e Objectos, de Santa Maria da Feira, contribui com “O Pequeno Grande Céu”.

A Trupe Fandanga com “QUBIM”, a Lafontana Formas Animadas com o “Teatro Tuk-Tuk” e a Fio d’Azeite com “O Rei Ubu”, são também momentos a não perder.

De 9 a 10 de Outubro, estará patente um painel alusivo ao Marionetas na Cidade, pintado por Rui Sousa, no Rossio de Alcobaça.

A companhia organizadora do evento, S.A. Marionetas, explica que o festival deste ano realiza- se apenas com artistas portugueses e que os espectáculos serão num formato mais pequeno, “para evitar grandes aglomerados de espectadores”.

O evento realiza-se maioritariamente em espaços exteriores, mas alguns dos momentos terão lugar no Cine-Teatro de Alcobaça, no Mercado Municipal e no Museu do Vinho.