Viver

Festival Literário Internacional leva Salman Rushdie a Óbidos

15 abr 2016 00:00

O escritor britânico Salman Rushdie confirmou, ontem, a sua presença no Folioonde apresentará a sua mais recente obra 'Dois anos, oito meses e vinte e oito noites'.

festival-literario-internacional-leva-salman-rushdie-a-obidos-3752

O anúncio foi feito ao final da tarde de ontem, pela autarquia, em comunicado.

Mais de 25 anos depois da publicação de Versículos Satânicos, obra polémica que lhe valeu uma sentença de morte – fatwa – emitida pelo então líder religioso supremo do Irão, Ayatollah Khomeini, em vigor até hoje, o britânico de 68 anos, vai estar presente, este ano, em Óbidos. 

Devido à ameaça radical islâmica a ida de Rushdie a Óbidos será feita debaixo de medidas especiais de segurança.

Rushdie é autor de 12 romances, incluindo Filhos da Meia Noite - vencedor do Booker Prize, em 1981, e Best of the Booker, em 2008, Dois anos de oito meses e vinte e oito noites, e a colecção de novelas – pequenos contos - Leste, Oeste

Versículos Satânicos valeu-lhe o Whitbread Prize para melhor romance (em duas ocasiões), o Writers’ Guild Award, o James Tait Black Prize, o Aristeion Prize da União Europeia para Literatura, o prémio Autor do ano, no Reino Unido e na Alemanha, o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro, em França, o Grande Prémio de Literatura de Budapeste, o London International Writers’ Award, o James Joyce Award, da Universidade College Dublin, o prémio Carl Sandburg, atribuído pela Chicago Public Library, e o National Arts Award, nos Estados Unidos da América. 

Publicou quatro livros de não-ficção e co-editou as antologias Mirrorwork e Best American Short Stories, em 2008. É membro da British Royal Society of Literature. 

É ainda membro da Academia Americana de Artes e Letras e foi Distinguished Writer in Residence na niversidade de Nova Iorque.

Rushdie é um antigo presidente do American PEN, e foi armado cavaleiro em 2007 por serviços prestados à literatura. 

Para Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos que é a entidade organizadora do evento literário, “o Folio é um evento de grande dimensão internacional e a vinda de escritores como V.S. Naipaul e Salman Rushdie a Óbidos confirma-o. Rushdie é mais um nome na nossa programação com que os leitores poderão privar de perto, num ambiente mágico”.