Viver

Festival Literário de Fátima premeia Eduardo Lourenço pela sua vida e obra

24 out 2015 00:00

O "Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima" que se realiza na cidade entre 18 e 22 de Novembro, aborda a filosofia e o modo como a disciplina interage com a literatura

Eduardo Lourenço é um dos grandes ensaistas e pensadores portugueses contemporâneos (foto: DR)
Eduardo Lourenço é um dos grandes ensaistas e pensadores portugueses contemporâneos (foto: DR)
Eduardo Lourenço é um dos grandes ensaistas e pensadores portugueses contemporâneos (foto: DR)
Jacinto Silva Duro

Com a escolha deste tema não é para admirar que esta primeira edição do evento que adopta a expressão latina consagrada pelo pensador John Locke como nome, homenageie outro ímpar pensador: Eduardo Lourenço.

O escritor e ensaísta português será o convidado de honra do Tabula Rasa e vai receber, no dia 22, no Hotel Santa Maria, o Grande Prémio Tabula Rasa para Vida e Obra. No mesmo dia, no mesmo local, mas um pouco mais cedo, o festival anunciará também os vencedores dos prémio Tabula Rasa 2014-2015.

O evento apresenta um programa virado para a Língua Portuguesa, em todas as suas variantes, idiomas, sotaques e matizes, da Galiza ao Brasil passando pelos PALOP, sem esquecer Macau, Goa, Malaca e Timor-Leste, e conta com “convidados de peso” como Miguel Real, Jorge Reis-Sá, Delmar Maia Gonçalves, Constança Marcondes César, Pedro Sinde ou João Manuel Ribeiro.

A programação, que foi anunciada ontem à noite em Fátima, no fim da apresentação do livro de José Luís Peixoto, No teu Ventre, consagra o debate de temas como a poesia de Florbela Espanca, Sophia de Melo Breyner, Gonçalo M. Tavares, Orwell ou Zygmunt Bauman e terá lugar em vários espaços da cidade, entre o Hotel Santa Maria, ao Centro de Estudos de Fátima ou Colégio de São Miguel.

O Tabula Rasa é organizado pela Junta de Freguesia de Fátima, Movimento Internacional Lusófono e Nova Águia, com várias parcerias locais e com o centenário das “aparições” de 2017, como horizonte. O evento tem o apoio do JORNAL DE LEIRIA.