Viver

Festival hádoc chega a Leiria em Março

12 mar 2018 00:00

Arranca terça-feira, dia 20, com a apresentação, em estreia na região, do filme Valhala Americano.

A 7.ª edição do hádoc - Festival de Cinema Documental de Leiria tem início marcado para terça-feira, dia 20 de Março, com a apresentação do filme Valhala Americano, às 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Nesta edição, produzida pela ec0 – Associação Cultural de Leiria, vão ser apresentados sete filmes que, entre Março e Junho de 2018, competirão entre si, para disputar o Prémio do Júri e a Escolha do Público.

A principal novidade para este ano consiste numa parceria com a VICE Portugal, que resultará no evento de cinema documental VICE Weekend, a 2 de Junho.

A partir da próxima semana, serão divulgados, nas redes sociais da ecO e no site do hádoc, as informações para o evento e os restantes seis filmes que fazem parte da edição.

O filme “Valhala Americano” é da autoria de Andreas Neumann e Joshua Homme e foi lançado no Reino Unido em 2017. Conta a história da colaboração musical entre Iggy Pop e Joshua Homme, co-realizador do filme, que culminou no lançamento do álbum Post Pop Depression, em 2016.

Transporta o espectador para o início da parceria, desde a formação, ao registo das primeiras demos no deserto californiano, até ao lançamento do álbum, precedido por uma série de concertos esgotados, em solo americano e europeu, que incluiu uma apresentação no Royal Albert Hall, em Londres.