Sociedade

Festival do Chícharo da Serra regressa com novidades

11 nov 2022 16:05

Espaço dedicado às crianças, passeio de automóveis clássicos e torneio de padel solidário entre as novidades do evento, a realizar em Santa Catarina da Serra, concelho de Leiria.

festival-do-chicharo-da-serra-regressa-com-novidades
Organização estima que durante o evento sejam consumidas três toneladas de chícharos e duas e meia de bacalhau
Diogo Costa

O Festival Cultural e Gastronómico “O Chícharo da Serra” está de regresso a Santa Catarina da Serra, no concelho de Leiria, para a 16.ª edição que decorrerá de 17 a 21 de Novembro.

Este ano, a organização anuncia várias novidades entre as quais o “Chícharo KIDS”, um espaço dedicado aos mais novos, com um mini-circo, espectáculo musical direccionado aos mais pequenos, insufláveis e jogos.

Outra novidade é o passeio de clássicos pela região, que resulta de uma colaboração entre a organização e o Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra, a ter lugar na manhã dia.

O padel estreia-se também no programa de animação do festival, com um torneio social a realizar no Cork Padel Arena (antiga piscina). O programa contempla também uma caminhada solidária e um raid BTT pelos trilhos da freguesia.

Lon3r Johny, Sebastião Antunes e Quadrilha, Dj Nuno Lopes, Bateu Matou, I Love Baile Funk, 4 Mens são alguns dos nomes que irão passar pelo palco “Noites do chícharo”. Os bilhetes podem ser adquiridos online (www.ochicharodaserra.com) e à porta do festival dos dias do evento.

Três toneladas de chícharos 

À semelhança de anos anterior, o evento contará com uma área de exposição, com trabalhos de artesãos, venda de produtos regionais e tradicionais e a apresentação de empresas da região.

Durante os cinco dias do evento, a organização estima que sejam consumidas três toneladas de chícharos e duas e toneladas e meia de bacalhau.

Organizado pela ForSerra - Associação Desenvolvimento e Gestão Património de Santa Catarina da Serra, o festival surgiu em 2005 com o objectivo de “promover e contribuir para o desenvolvimento e dinamização da freguesia”, envolvendo o movimento associativo.