Viver

Festival A Porta: Salvador Sobral e Manel dos Filipes estrelas no regresso ao centro histórico de Leiria

12 abr 2022 11:27

Uma semana antes de se apresentar num dos palcos do Rock In Rio Lisboa, a artista transexual Titica actua em Leiria no festival A Porta, que já tem datas

Numa edição com Salvador Sobral e André Santos, Club Makumba e Titica, o regresso ao centro histórico de Leiria e ao formato original do programa de actividades vai marcar o próximo festival A Porta, com a organização a anunciar, também, o retorno dos jantares em casas particulares de famílias que recebem quem se inscrever, sejam conhecidos ou desconhecidos.

Em 2022, a Porta abre-se entre 12 e 19 de Junho e volta a ser um festival “itinerante e em constante diálogo” com os espaços, pessoas e projectos da zona mais antiga da cidade. E no primeiro vídeo promocional, lançado esta manhã, brilha uma figura histórica do Terreiro, o Manel dos Filipes, mas também a Dona Ana da Chapelaria Fonseca, o Massimo da geladaria Fior di Latte e a Estrelinha da Tasca 7, todos a contracenarem com o Palhas e o Esfregona.

Uma semana antes de se apresentar num dos palcos do Rock In Rio Lisboa, a artista transexual Titica actua em Leiria no festival A Porta. A cantora, compositora, dançarina e activista natural de Angola é um símbolo do kuduro e da luta pelos direitos LGBT+, com presença na Europa, nos Estados Unidos e na América latina, ao longo de uma carreira que circula por outros géneros musicais, como o afro house e o kizomba.

Outro concerto anunciado pela organização é o de Salvador Sobral, que deverá apresentar temas do disco bpm, editado em 2021, num espectáculo em que se fará acompanhar pelo músico André Santos.

Os Club Makumba, fundados por Tó Trips (Dead Combo, Lulu Blind) e João Doce (Wraygunn), a que se juntam agora Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo, são o terceiro nome divulgado esta terça-feira no primeiro comunicado sobre a sétima edição do festival A Porta.

A nota enviada à imprensa revela um alinhamento que cruza concertos, artes plásticas, propostas infanto-juvenis e jantares em casas de famílias. O projecto 1001 Portas propõe instalações e actividades em espaço público e feiras vocacionadas para a arte e a sustentabilidade, as artes visuais estão representadas na exposição colectiva Casa Plástica e a Portinha contempla oficinas e apresentações para os mais novos.

“O festival A Porta pretende lançar novos apelos ao pensamento e à participação cívica, que sirvam de mote para uma reflexão maior em torno do papel de cada um no desenvolvimento cultural e social da cidade”, refere a organização. “É uma iniciativa que encoraja a educação pelas artes, a criação artística e o diálogo entre a comunidade local e o território, promovendo um ambiente favorável à partilha, à co-criação e ao desenvolvimento da região”.