Viver

Festival A Porta ganha prémio internacional. Artes à Vila e Cistermúsica também distinguidos

18 mar 2024 08:51

A cobertura de vídeo da Casota Collective para o Festival A Porta valeu um lugar entre os vencedores dos Iberian Festival Awards 2024

No conjunto dos festivais realizados no ano passado em Portugal e Espanha, a melhor cobertura de vídeo foi a da Casota Collective (de Leiria) para o Festival A Porta (inteiramente realizado em Leiria), por votação do público, na mais recente edição dos Iberian Festival Awards, que são organizados anualmente pela Associação Portuguesa de Festivais de Música (APORFEST).

Vídeo premiado no topo do artigo.

Na lista de 27 categorias, agora divulgada, consta também o Festival Artes à Vila (na Batalha), que por escolha do júri é o vencedor nacional para melhor espaço de espectáculos (Mosteiro da Batalha) e ainda o Cistermúsica (em Alcobaça), escolhido pelo público como melhor festival de pequena dimensão em Portugal.

A organização do Festival A Porta salienta que a Casota Collective – estúdio criativo e de produção audiovisual sediado em Leiria, fundado em 2016, que tem assinado projectos nas áreas de vídeo, áudio e produção, incluindo a realização de dezenas de videoclipes para músicos como Aldina Duarte, Noiserv, Salvador Sobral ou Selma Uamusse – é parceiro do Festival A Porta desde 2018.

A Casota já é parte da nossa equipa, tendo assumido um papel preponderante no trabalho criativo que ajudou o festival a relacionar-se com diferentes públicos e a consolidar a sua identidade à escala nacional. Estamos muito orgulhosos desta distinção que vem confirmar a qualidade e o empenho da equipa Casota na comunicação d’A Porta”, destaca Mariana Lois, da direcção do Festival A Porta.

Ainda segundo a organização do Festival que em 2024 volta a ocupar as ruas de Leiria, desta vez entre 9 e 16 de Junho, “os Iberian Festival Awards procuram reconhecer o desempenho não só dos organizadores de festivais, mas também dos artistas, técnicos e outros parceiros que contribuem para o seu sucesso. Em 2024 são distinguidos os melhores dos festivais realizados em 2023, em categorias como melhor programação, melhor espaço para receber o evento ou melhor experiência de hospitalidade, entre muitas outras”.

Na semana passada, o Festival A Porta anunciou o primeiro nome para o cartaz de concertos: iolanda, cantora e compositora que cresceu no concelho de Pombal, venceu o Festival da Canção e vai representar Portugal na Eurovisão no mês de Maio.

Os Iberian Festival Awards são atribuídos desde 2016, no âmbito do Talkfest - Music Fest Summit, um evento promovido pela APORFEST. Este ano a entrega de prémios decorreu em Granada, no dia 15 de Março, estando prevista para Lisboa a realização da conferência e dos concertos, no próximo dia 22 de Março.