Viver

Festas, romarias e peregrinações dão vida ao Mercado Medieval de Óbidos

6 jul 2022 09:48

Durante o evento será criada uma escultura com estrume, palha, óleo de peixe, óleo de linhaça e barro. A peça pesará cerca de três toneladas

festas-romarias-e-peregrinacoes-dao-vida-ao-mercado-medieval-de-obidos

O Mercado Medieval de Óbidos vai regressar este ano, entre 21 e 31 de Julho, e promete proporcionar aos visitantes o regresso ao passado das grandes festas populares, romarias e peregrinações da região. A organização anuncia ainda a criação de um cenário mais natural, onde não haverá lugar para o plástico nem para os recursos tecnológicos.

De acordo com a entidade organizadora, estarão à disposição dos visitantes diferentes experiências, como trajar à época, um serão digno da nobreza, dança com grupos de danças antigas, ou até a participação na construção, ao longo dos 11 dias de evento, de um busto de D. Urraca, a primeira donatária da Vila de Óbidos. Será um trabalho feito ao vivo pelo escultor Carlos Oliveira, com atelier em Óbidos, e que terá como matérias-primas estrume, palha, óleo de peixe, óleo de linhaça e barro. A peça medirá 2,70 metros por 1,60 e pesará, no final, cerca de três toneladas.

“Os visitantes poderão ter acesso a várias realidades que ao longo dos anos se têm vindo a desenvolver, fomentando o tecido empresarial e social, o que se traduz em valor de investimento no concelho”, afirma Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, confirmando que “está projectado para os próximos anos o crescimento desta área pela sua importância para o tecido social e cultural da região”.

A organização sublinha ainda que a iniciativa terá ainda uma forte componente de formação de públicos, com a criação de residências artísticas, a trabalhar com muitos participantes dos grupos locais de teatro, palestras e construções artísticas de índole histórica, assim como pretende ser um incentivo à formação de grupos de recriação histórica.