Viver

Festa do cinema e dos livros em Alcobaça vai homenagear Lúcia Moniz

27 set 2023 12:30

Festival Books & Movies decorre de 12 a 22 de Outubro em Alcobaça e tem como tema principal os 100 anos da companhia Walt Disney

festa-do-cinema-e-dos-livros-em-alcobaca-vai-homenagear-lucia-moniz
Em 2021, a cantora e actriz foi distinguida nos prémios Sophia da Academia Portuguesa de Cinema
João Silveira Ramos

Depois de Manoel de Oliveira (2014), Mário Zambujal (2015), Rita Blanco (2016), Ana Zanatti (2017), Ruy de Carvalho (2018), Pepetela (2019), Isabel Ruth (2021) e Gonçalo M. Tavares (2022), o festival Books & Movies vai homenagear Lúcia Moniz.

Na nona edição do Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, que decorre de 12 a 22 de Outubro, a actriz e cantora Lúcia Moniz será a personalidade homenageada, anunciou o Município.

Em 2023, o Books & Movies tem como tema principal os 100 anos da companhia Walt Disney. O festival vai também acolher um espectáculo de tributo a Natália Correia, nascida há 100 anos.

Conversas com realizadores, autores e actores; espectáculos de dança, exposições, sessões literárias, teatro, ateliês, cinema e eventos books & cooking fazem parte do programa, que ainda não é conhecido.

Lúcia Moniz iniciou a carreira lançando quatro trabalhos discográficos, em parceria com Nuno Bettencourt, Jorge Palma e Maria do Amparo, entre outros. Começou igualmente a trabalhar como actriz, em televisão, teatro e cinema.

“Destaque para a sua integração no elenco do elenco do filme britânico O Amor Acontece, de Richard Curtis, em 2003, e, mais recentemente, em 2020, no filme Listen, de Ana Rocha Sousa, pelo qual foi distinguida pelos Prémios Sophia (Academia Portuguesa de Cinema) e pelo festival Raindance (Inglaterra)”, lê-se na biografia divulgada pelo Município de Alcobaça.

Em Fevereiro de 2021 deu início, juntamente com o seu irmão Paulo Quedas (actor e encenador) , a um projecto de teatro para jovens, na ilha Terceira. Actualmente, é uma das directoras artísticas da Gerónima Associação Cultural, sediada na Praia da Vitória, ilha Terceira.