Sociedade

Ferraria de São João procura padrinhos para "árvores inimigas do fogo"

27 out 2017 00:00

Aldeia dá exemplo de reflorestação com zonas limpas e bosques de “árvores inimigas do fogo”, como sobreiros, carvalhos, castanheiros ou nogueiras.

ferraria-de-sao-joao-procura-padrinhos-para-arvores-inimigas-do-fogo-7460
Jacinto Silva Duro

Ferraria de São João, na fronteira entre os concelhos de Figueiró dos Vinhos e Penela, está a criar uma Zona de Protecção da Aldeia (ZPA), com zonas limpas e bosques de “árvores inimigas do fogo”, como sobreiros, carvalhos, castanheiros ou nogueiras.

O cenário de catástrofe iminente durante os incêndios que devoraram o norte do distrito em Junho, reclamando 64 vidas, levaram a que os moradores desta aldeia, que tinha entre as suas actividades económicas a exploração do turismo de natureza e bem-estar, se juntassem e resolvessem eliminar todas as árvores perigosas, como pinheiros e eucaliptos, num raio de 200 metros, plantando espécies autóctones, resistentes ao fogo e capazes de produzir riqueza.

O exemplo dado pelo sobreiral da aldeia, onde o fogo parou e se auto-extinguiu, mostrou-lhes o caminho a seguir, como explica Pedro Pedrosa, presidente da associação de moradores local.

A ZPA está a ser criada, chegou a hora de plantar as novas árvores e os habitantes de Ferraria de São João estão a convidar voluntários a apadrinhar uma das suas árvores e a colaborar na partilha da iniciativa. Está programada uma acção de voluntariado para o dia 11 de Novembro.

“O plano para a criação desta ZPA entrou agora na sua Fase 6, onde se prevê a plantação de mais de mil árvores de espécies autóctones em redor da aldeia, tais como: sobreiros, carvalhos, medronheiros, castanheiros, nogueiras ou cerejeiras.

Como forma de contribuir para o financiamento de todo o processo relativo a esta fase, que consiste na preparação do terreno e implementação de medidas contra a erosão do solo, a aquisição e plantação das espécies autóctones, assim como a colocação de um sistema de protecção às árvores durante o seu crescimento, a Associação de Moradores da Ferraria de São João (AMFSJ) resolveu lançar um programa de apadrinhamento que permite que qualquer pessoa se associe a esta iniciativa, fazendo um donativo para uma causa e fim específico”, esclarece Pedro Pedrosa.

Como apadrinhar uma árvore da ZPA?
1 – Através de um donativo no valor mínimo de 10 euros para o NIB 0045 3468 40224149312 08
2 - Após a transferência, deverá enviar o comprovativo para o endereços de email associacaofsj@gmail.com e preencher o seguinte formulário – CLIQUE AQUI 
3 - A AMFSJ enviar-lhe-á posteriormente um email com a confirmação da recepção do donativo e as informações correspondentes à árvore apadrinhada que lhe será atribuída;

Deverá ainda considerar que:

- As árvores apadrinhadas serão etiquetadas com o nome e localidade da morada dos seus padrinhos, sendo estas ainda objecto de georreferenciação no Google Maps para sua localização;

- A possibilidade de plantar pessoalmente a árvore apadrinhada numa das acções de voluntariado da plantação a desenvolver pela AMFSJ;

- Pode acompanhar todos os passos da plantação e da criação da ZPA no Facebook da AMFSJ.