Sociedade

Feridos em redes de pesca, golfinhos estão a morrer nas nossas praias

18 jun 2023 09:00

Dos 263 arrojamentos registados em 2022, entre Peniche e Caminha, 71% foram motivados por captura acidental

feridos-em-redes-de-pesca-golfinhos-estao-a-morrer-nas-nossas-praias
Praia de Paredes da Vitória e Nazaré foram os locais da nossa costa onde se verificaram os dois últimos arrojamentos de golfinhos
DR
Daniela Franco Sousa

Domingo, dia 4 de Junho. Apesar dos esforços de populares, que tentaram devolver um golfinho ao mar, o animal acabaria por morrer, na Praia de Paredes de Vitória, no concelho de Alcobaça. No dia anterior, outro cetáceo tinha sido encontrado morto, na praia a sul do pontão da Nazaré. Dia 19 de Maio, outro animal foi descoberto, em elevado estado de decomposição, entre as praias do Osso da Baleia e Leirosa.

Marisa Ferreira é uma das coordenadoras da Rede Regional de Arrojamentos do Norte, que intervém desde Peniche até Caminha. Em 2022, ao longo desta extensão de praias, a Rede Regional de Arrojamentos do Norte registou 263 arrojamentos, 71% dos quais motivados por captura acidental.

Destas 263 ocorrências, 257 disseram respeito a cetáceos, cinco a tartarugas marinhas e também a uma foca. Só este ano, até dia 9 de Junho, esta entidade registou mais 124 arrojamentos, nove dos quais na costa do concelho de Leiria, cinco nas praias de Alcobaça, oito em Peniche e um em Pombal.

Contactada directamente pela população

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ