Viver

Feira do Livro regressa a Leiria com várias novidades e um número inédito de livrarias

19 mai 2023 11:52

O jornal Expresso, o Geota e a editora Gradiva associam-se este ano ao programa da Feira do Livro de Leiria, que, pela primeira vez, inclui um festival para as crianças

feira-do-livro-regressa-a-leiria-com-varias-novidades-e-um-numero-inedito-de-livrarias
Maria João Lopo de Carvalho vai apresentar o livro "As Revolucionárias" a 2 de Junho
DR

Na noite de 3 de Junho, o Momento Gradiva, que reúne a crítica literária, ensaísta e professora Teresa Carvalho, o director do Jornal de Letras José Carlos de Vasconcelos e o professor universitário e ensaísta Anselmo Borges, numa conversa para celebrar os centenários do nascimento de Eugénio de Andrade, Natália Correia e Eduardo Lourenço, é um dos pontos altos do programa da Feira do Livro de Leiria em 2023.

Além da editora Gradiva, também o jornal Expresso se associa ao evento, numa sessão do Expressinho e noutra sessão, sobre a liberdade de imprensa, organizada com a Comissão da Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 em Leiria e com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Já o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) vai promover, durante a Feira do Livro de Leiria, que este ano adopta o tema “Com Livros, Somos Sustentáveis”, a exposição Renature: Restauro Florestal em Portugal.

Outra novidade é a realização, pela primeira vez, de um festival para as crianças, com jogos tradicionais e espaços para brincarem às profissões, no Jardim Luís de Camões, mas em ligação com o Mercado de Sant'Ana, onde a Feira do Livro de Leiria se realiza de 31 de Maio a 4 de Junho.

Na conferência de imprensa realizada esta manhã, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, que organiza o certame em conjunto com o Município de Leiria e com a Acilis – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria, foi anunciada a participação de Maria João Lopo de Carvalho, Domingos Amaral, Madalena Matoso e do ilustrador Paulo Galindro, que vão dinamizar sessões de apresentação de livros, tal como Ana Isabel Marques, Isabela Figueiredo e Bárbara Marrucho.

Está previsto um espaço que visa destacar os autores locais, com 12 presenças confirmadas, até ao momento.

O escritor João Tordo vai orientar uma oficina de ficção e a cantora Rita Redshoes irá apresentar o espectáculo didáctico Rita e a Floresta dos Legumes, que pretende fomentar hábitos de alimentação saudáveis.

O programa inclui concertos de Inês Apenas e Soraia Morais e, na Praça Rodrigues Lobo, a final do concurso Crianças ao Palco.

A entrega de prémios do concurso de ilustração de contos infantis decorre no sábado, 3 de Junho.

A nossa aposta passa muito pelas crianças e pelos jovens”, referiu a vereadora com os pelouros da Cultura e da Educação na Câmara de Leiria, Anabela Graça, durante a conferência de imprensa, nesta sexta-feira. “Fomentar a cidadania”, porque “o conhecimento acrescenta valor”.

Para se criar novos públicos, temos de trazer os mais novos”, realçou.

Segundo Vítor Santos, coordenador do programa da Feira do Livro de Leiria, “é a primeira vez” que um total de oito livrarias vão marcar presença, em representação de mais de 50 editoras, e, também pela primeira vez, o voucher de três euros que o Município distribui pelos alunos do primeiro ciclo, para aquisição de livros, é alargado ao ensino privado.

Participam as livrarias Americana, Arquivo, Bertrand, Boa Leitura, Fnac, Gráfica de Leiria, Letras e Livros e Note.

O certame “continua a ser um marco cultural e uma referência para a cidade”, que “promove o comércio” e “dinamiza a economia local”, salientou Susana Moreira, em representação da ACILIS.

Pelo GEOTA, Miguel Jerónimo explicou que a exposição Renature: Restauro Florestal em Portugal é “um livro aberto” que convida a “defender as causas do ambiente” e a “trabalhar em prol da mudança que é necessária”.

Durante a exposição, as crianças vão ser desafiadas a desenhar a floresta dos seus sonhos.