Sociedade

Feira de São Bernardo levou milhares de visitantes à cidade

25 ago 2022 10:44

Interrompido pela pandemia, evento regressou este fim-de-semana a Alcobaça

feira-de-sao-bernardo-levou-milhares-de-visitantes-a-cidade
.
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

Suspensa nos últimos anos, devido à pandemia, a Feira de São Bernardo regressou no passado fim-de-semana a Alcobaça, levando milhares de pessoas à Cova da Onça e ao Rossio durante quatro dias de evento.

Para visitantes, expositores e para o presidente da autarquia, Hermínio Rodrigues, esta edição foi um sucesso, que o encheu de “orgulho”, ao ver a cidade “cheia de vida” e “envolvida nas festas”. Também para Inês Silva, vereadora da Cultura, o evento traduziu-se num “espaço excelente para o convívio familiar e para a gastronomia”.

Carolina Deslandes, Carlão, Gisela João e Tony Carreira foram os grandes nomes de um programa diversificado, que entre sexta e segunda-feira levou concertos, DJs, tasquinhas, artesanato e carrosséis à cidade. Novidade foi a própria localização do evento que, devido às obras de reabilitação do pavilhão MercoAlcobaça, voltou a realizar-se na Cova da Onça.

Os maiores concertos decorram junto ao mosteiro e a ligação entre os dois pontos fez-se via D. Pedro V, onde uma instalação sensorial imersiva evocou a paixão de Pedro e Inês.

Num dos restaurantes do certame, Nelson Mateus e a família explicavam que, por diversas vezes tinham frequentado a feira. Mas esta foi a primeira vez que aproveitaram para jantar. Tendo chegado cedo, estavam agradados com a organização e surpreendidos com a facilidade com que encontraram estacionamento.

A vender bolos e frutos secos, Paulo Caro manifestou satisfação com a disposição do espaço, que garante “mais área para expositores e para a circulação do público”.

A mesma opinião partilhou Áurea Ferreira, que há mais de 30 anos vende farturas neste evento. Este local “tem melhores condições”, referia a comerciante, expectante com as vendas finais, que, por tradição, “costumam ser boas” nesta feira.