Desporto

FC Porto é  “oportunidade demasiado grande para ser desperdiçada”

27 nov 2021 11:29

Guilherme Mota, da Caranguejeira, vai representar a equipa de ciclismo que mais sucesso tem tido no País

fc-porto-e-oportunidade-demasiado-grande-para-ser-desperdicada
Guilherme Mota vai ser colega de ciclistas que também são ídolos
Miguel Pereira/Global Imagens

Estávamos em finais de Junho e em todo o País havia ciclistas a ultimar a preparação para os Campeonatos Nacionais. Guilherme Mota, mesmo a chegar ao pico de forma, optara pela região de Braga.

Era dia de treino e quando descia o Bom Jesus a todo o gás teve uma queda violenta que lhe coarctou todo o resto da temporada. A fractura de rádio e cúbito precisou de duas placas, de 16 parafusos e vários meses para ser debelada.

No entanto, o talento do campeão nacional de contra-relógio, tanto em sub-23 quanto em juniores, é há muito reconhecido no pelotão e não foi por causa da lesão grave que foi esquecido.

Na verdade, surgiram “várias propostas interessantes” ao ciclista da Caranguejeira que representava a Oliveirense, “de Portugal e do estrangeiro”, mas houve uma em especial que lhe arregalou os olhos. 

Em Agosto, começou a haver “alguma manifestação de interesse do senhor Adriano Quintanilha”, responsável máximo pela equipa do Futebol Clube do Porto.

“Foi o melhor desafio que me foi proposto e não consegui dizer que não”, admite Guilherme Mota, que acabou por assinar até final de 2023.

“Gostei muito do projecto. É uma equipa bastante madura, com uma média de idades bastante alta, mas decidiram também olhar para o futuro.”

O palmarés do FC Porto é “absolutamente invejável” e nos última meia-dúzia de anos, desde que se associou à W52, tem dominado a Grandíssima, com cinco vitórias nas últimas seis edições.

O estudante de Engenharia Biomédica, que tem como um dos objectivos da temporada uma grande participação no Europeu de contra-relógio, na Anadia, não teve dúvidas.

“É um sonho ir à Volta a Portugal com estas pessoas que foram meus ídolos e agora são meus colegas de equipa”. A oportunidade é também uma prova de que “tudo é possível”. “Se acreditarmos em nós, se trabalharmos, mesmo que tenhamos um percalço as pessoas não vão deixar de olhar para o que fizemos. E esta é uma oportunidade demasiado grande para ser desperdiçada.”