Desporto

FC Porto, D. Fuas e Câmara da Nazaré em parceria para criar equipa com ambições de chegar à 1.ª Divisão

26 jun 2020 11:47

Iniciativa tem a validade de um ano, com início na época 2020/2021. Protocolo foi aprovado ontem, em reunião de câmara.

fc-porto-d-fuas-e-camara-da-nazare-em-parceria-para-criar-equipa-com-ambicoes-de-chegar-a-1a-divisao
Tudo começou num almoço entre Walter Chicharro e a comitiva do FC Porto
DR

Como o JORNAL DE LEIRIA avançou em primeira mão, a Associação Externato D. Fuas Roupinho e o Futebol Clube do Porto irão trabalhar em conjunto na formação "qualitativa e quantitativa" de jovens atletas da Nazaré, em escalões de formação, com o objectivo de criar uma equipa sénior.

A Câmara Municipal aprovou, ontem, o protocolo entre o município, a Associação D. Fuas e o FC Porto, que terám a validade de um ano, com início na época 2020/2021, sendo automaticamente prorrogado por períodos de igual duração.

Segundo um comunicado publicado no site da autarquia, os dois clubes criaram uma parceria institucional para transformar o D. Fuas num "clube de vocação formativa de excelência" que possibilite aos atletas o acesso a escalões mais elevados da competição nacional da modalidade. As medidas integram a iniciativa Andebol de Primeira, que junta, em parceria, a Câmara Municipal.

“Esta iniciativa surge no âmbito de uma conversa antiga entre mim, o D. Fuas e FC Porto”, explica o presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, acrescentando que “quando o FC Porto, reconhecidamente a melhor escola de andebol do País, base da selecção nacional sénior, recentemente classificada em sexto lugar do Campeonato Europeu da modalidade, e presença habitual no top 16 da Liga dos Campeões, nos apresenta um projecto deste género, que visa activar as camadas jovens e colocar uma equipa na 1.ª Divisão, o Município não poderia ficar indiferente, como não ficará se outros de índole nacional ou internacional nos apresentarem propostas similares”.

O autarca adianta ainda que o município irá dar prioridade ao desporto de formação. "Mas não deixaremos de olhar para aqueles que têm condições para aprofundar e concretizar um potencial sucesso, dinamizando as camadas jovens, captando mais jovens para o desporto e criando-lhes condições para chegarem às selecções”.

Walter Chicharo abre ainda a porta do concelho aos clubes grandes que queiram desenvolver, com os clubes locais iniciativas que sejam profícuos para todos os envolvidos.

Esta parceria surge após várias conversações entre o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro e José Magalhães, director desportivo do FC Porto, a que se seguiram reuniões com o vice-presidente do FC Porto para o andebol, António Borges, o treinador Rui Ferreira, e Hugo Laurentino, antigo guarda-redes e actual team manager . Numa carta enviada à autarquia acerca da disponibilidade do Dragão para uma cooperação na área do andebol, António Borges afirma que o FC Porto “reconhece a grande tradição da modalidade na região, através da existência dos seus clubes e alguns atletas de dimensão nacional e internacional”, acrescentando que “as infra-estruturas e equipamentos da mais variada natureza da Nazaré conjugam evidentes oportunidades para o crescimento da modalidade e a justa aspiração de acesso a um nível superior”. “Estamos certos que existem as melhores condições para um trabalho com sucessos”, acrescenta.