Viver

FAZUNCHAR faz a festa da arte em Figueiró dos Vinhos

3 ago 2020 17:25

Evento assinala segunda edição

fazunchar-faz-a-festa-da-arte-em-figueiro-dos-vinhos
Evento está de regresso a Figueiró dos Vinhos
DR

O FAZUNCHAR regressa a Figueiró dos Vinhos, de 15 a 23 de Agosto, para a sua segunda edição.

Trata-se de "uma festa construída por vários tipos de arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território", anuncia a organização do evento, que contam com actividades como pintura mural, residências artisticas, instalação, música ao vivo, filmes, acções comunitárias, visitas guiadas e workshops, tudo isso com acesso gratuito.

Em 2020 tornou-se ainda mais urgente garantir a acessibilidade à arte, e é também por isso que a Mistaker Maker - Plataforma de Intervenção Artística - volta a assumir a organização e curadoria de uma nova edição que, nas palavras de Lara Seixo Rodrigues, "reforçará a sua presença e ocupação do espaço público, entendido este como o palco mais democrático para expor olhares únicos e renovados sobre os bens culturais, o património e tudo o que de único compõe este território".

Esta edição do FAZUNCHAR integra várias expressões artísticas, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território, sendo que uma das grandes novidades é que nesta edição as intervenções são feitas em três novas freguesias, além da de Figueiró dos Vinhos, fazendo com que a arte chegue a novas localidades do mesmo município, faz também saber a organização.

Assim, na edição de 2020, o FAZUNCHAR terá intervenções artísticas nas Freguesias de Arega, Aguda e Campelo.

Entre os convidados desta segunda edição do FAZUNCHAR surgem os nomes de alguns dos artistas mais promissores do panorama internacional, como Helen Bur (Reino Unido), Dimistris Taxis (Polónia) e Doa Doa (Espanha).

Muitos outros artistas portugueses integram a programação FAZUNCHAR 2020 como: Tamara Alves, Draw & Contra, Adamastor, The Caver, Mantraste, entre muitos outros.

No que diz respeito à programação musical, o evento conta com a presença dos Cassette Pirata e Surma, sendo que Surma irá apresentar um conceito único neste espectáculo, resultante da participação numa das residências artísticas FAZUNCHAR com Tamara Alves.

No total, esta edição conta com mais três residências artísticas, envolvendo nomes como Francis.co (desenho), Vasco Mendes (vídeo) e Rute Ferraz (fotografia). Os workshops e acções comunitárias são outras das iniciativas pivotais do FAZUNCHAR.

Nesta edição haverá workshops de colagem criativa com Margarida Girão e estampagem com carimbos com os Adamastor. E acções comunitárias que incluem a Sebenta da Quarentena, projecto da Mistaker Maker, que nasceu do confinamento durante o Estado de Emergência em Portugal, e o já habitual piquenique comunitário.